A Câmara de vereadores aprovou em segunda discussão a inclusão de duas importantes datas para a população portovelhense. Uma delas institui o dia municipal da Família no dia 03 de fevereiro de cada ano. O projeto é de autoria do vereador Aélcio Costa (PP).
Segundo o objetivo da lei é fortalecer a instituição familiar, que hoje carece de debates e reflexões. “Ao inserir este tema na legislação municipal estaremos ajudando e facilitando o diálogo nas famílias sobre assuntos importantes na vida de crianças e adolescentes”, justificou.
Para o vereador Aélcio a informação correta e a união familiar ajuda no tratamento de temas cruciais como drogas, violência, educação sexual entre outros. “Muitas vezes estes temas não são abordados entre pais e filhos, resgatando assim o diálogo familiar”, observou Aélcio.
O segundo projeto aprovado foi o que inclui no calendário oficial de eventos da prefeitura o dia municipal do novembro azul de autoria do vereador Claudio da Padaria (PCdoB) que nada mais é que o conjunto de ações destinadas à sociedade e aos homens sobre a importância em promover a conscientização e a prevenção contra o câncer de próstata, diabetes e outras doenças masculinas, bem como, seu diagnostico precoce.
A lei prevê ainda que poderão ser firmados convênios com profissionais de saúde, para que sejam realizadas atividades internas, tais como, palestras, simpósios e seminários com o objetivo de conscientizar o quadro de servidores municipais, usuários dos serviços públicos do município e estudantes sobre a importância da realização do combate a prevenção ao câncer de próstata, habilitando-os a serem agentes propagadores da campanha.
Claudio exemplificou dizendo que “Se o outubro rosa remete à cor do laço que simboliza internacionalmente, a ação contra o câncer de mama, no novembro azul, o bigode entra em cena. Isso porque o movimento surgia em um pub na Austrália, após um grupo de homens ter se inspirado pelo movimento de saúde da mulher e tentar mudar a cara da saúde dos homens. No primeiro dia de novembro 30 homens australianos vestiram bigodes em uma tentativa de tocar a nação falando sobre o câncer de próstata e depressão entre homens. O nome da entidade é uma brincadeira com as palavras “moustache” ou “mo”, bigode em inglês”, esclareceu Claudio.