Mais de dois mil proprietários de terrenos baldios são notificados pela prefeitura
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A coordenadora Nathali Soltovski, afirmou que a medida é importante para evitar transtornos, por isso que os donos das áreas têm que providenciar a limpeza e a manutenção desses locais. Ela lembrou que a falta de limpeza dos terrenos baldios pode gerar vários problemas por causa do acúmulo de lixo e entulho e do crescimento do mato. Esses fatores facilitam a proliferação de roedores, insetos e animais peçonhentos. Além disso, o mato alto e o lixo podem viabilizar a formação de reservatórios de água, que se tornam criadouros para o mosquito da Dengue. “Já entulhos e restos de materiais de construção servem de abrigo para aranhas e escorpiões”, disse.
Nathali Soltovski adiantou ainda que os terrenos são propriedades privadas e, por lei, a prefeitura não pode invadir uma propriedade privada, nem executar um serviço sem consentimento do proprietário, sendo tarefa do proprietário cuidar do imóvel. Ele também incentivou a população a continuar denunciando “Quando alguém ver algum terreno abandonado tomado pelo mato e lixo, ela deve denunciar isso à prefeitura para que seja enviado um fiscal ao local para fazer uma vistoria, Caso seja constada a irregularidades, o proprietário será notificado e terá um prazo para fazer a limpeza e construir o muro e a calçada. Se ele não tomar as providências devidas dentro do prazo estabelecido será aplicada uma multa”, explicou. O telefone para as denúncias é o 0800 647 1390 e quando o proprietário não é encontrado ele é notificado por meio do Diário Oficial por três vezes consecutivas com intervalos de 10 dias.
Devido ao grande número de terrenos baldios espalhados pela cidade, a Coordenadoria de Postura elegeu dois bairros — Agenor de Carvalho e Nova Porto Velho — para realizar o serviço de mapeamento. Nesses dois bairros os fiscais estão indo de rua em rua para identificar a localização dos imóveis abandonados para poder notificar seus proprietários. E o trabalho está surtindo efeito. “No Agenor de Carvalho e Nova Porto Velho, cerca de sessenta por cento dos proprietários que receberam notificação providenciaram a limpeza dos terrenos. Esse mesmo trabalho de mapeamento será estendido aos outros bairros, mas é um serviço demorado, pois leva cerca de quatro meses para ser concluído”, adiantou Nathali Soltovski.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!