Educação Ambiental e medidas sustentáveis são assuntos discutidos em palestra promovida pelo o Crea-RO
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O auditório do Sindicato da indústria da Construção Civil do Estado de Rondônia (Sinduscon-RO) estava lotado por profissionais e estudantes do sistema Confea-Crea que participaram da palestra promovida pelo o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e o Instituto de Pós-Graduação (IPOG), na última semana, com o tema “Soluções ambientais para o século XXI”. A palestra foi ministrada pela mestra em Saúde Pública, especialista em Gestão Integrada de Meio Ambiente, Segurança, e Saúde do Trabalho, da Universidade de São Paulo (USP), Andréa Tirlone.
O presidente do Regional, o engenheiro civil, Nélio Alencar, recebeu os participantes do evento e agradeceu a presença de todos. “Um dos objetivos do Crea-RO é promover a educação continuada dos profissionais, pois, acredita que a incessante busca pelo o conhecimento reflete no trabalho notável exercido por eles com muita ética e responsabilidade contribuindo para o desenvolvimento tecnológico do país e garantindo serviços de qualidade para toda a população”, disse o presidente.
Na ocasião, Nélio Alencar relatou ainda algumas ações executadas no Conselho e falou sobre o convênio internacional que será firmado com a Ordem dos Engenheiros de Portugal da Região Norte, que tem o objetivo estabelecer um intercâmbio entre os estudantes dos cursos ligados ao sistema Confea-Crea, organizar simpósios, seminários e congressos entre as instituições. “Vamos realizar também uma palestra no dia 27 de Setembro, com o tema “Brasil: Oportunidades e Engenharia””, disse.
Soluções Ambientais
“Inicialmente, o que se percebe é que as pessoas estão em busca de uma receita de bolo. Qual é a solução que eu tenho que seguir? Tudo inicia com a compreensão do cenário da região. É preciso entender que o ambiente compreende alguns aspectos, não só o ambiente físico-natural, mas eu tenho que observar o ambiente construído, o de trabalho que são oferecidos, os riscos existentes em cada atividade, e respeitar a cultura de cada local para que eu não descaracterize as populações”. Foi neste contexto que a mestre Andréa Tirlone, iniciou a palestra apresentando as possíveis ferramentas para os problemas ambientais.
“Precisamos pensar no planejamento urbano. Quando se pensa nisso, questionamos sobre as políticas existentes nessa área. Nós temos o zoneamento ecológico e econômico, o plano diretor, o estatuto da cidade. É preciso levar à população medidas sustentáveis, orientando produções mais limpas, repensar ainda em nosso ambiente com capacidade de realizar estudos de viabilidade técnica e econômica para que nós possamos utilizar toda essa biodiversidade que temos a nosso favor, evitar acidentes ambientais, ficar atento com as atividades que são desenvolvidas para não contaminar o solo e o ar... São diversos fatores, mas para isso, eu volto a dizer, precisa, inicialmente, pensar em qual é a minha realidade? Se nós sairmos só colocando possibilidades e soluções sem conhecermos o cenário, muitas vezes não iremos atingir os objetivos”, finalizou a mestre.
Nássara Andrade, gestora regional do Instituto, diz que o IPOG em parceira com o Conselho pretende levar novidade e cursos com qualidade e inovações na área de engenharia. “Nossa intenção é visar sempre o crescimento pessoal e intelectual dos profissionais associados”, pontuou.
IPOG
O IPOG é uma Instituição de Ensino Superior (IES) focada no oferecimento de cursos de excelência que atendam às exigências do mercado e que são fundamentados para a valorização do ser humano, ao enxergá-lo como fonte de riqueza e transformação. O diferencial competitivo do Instituto é evidenciado pelos surpreendentes e duradouros resultados que os programas de especialização proporcionam aos alunos. Cursos que, na maioria, são inéditos e contam com projetos pedagógicos arrojados, ministrados por um corpo docente altamente qualificado em preparar o aluno com bases sólidas, transformando-o em um profissional de alta performance.
Hoje o IPOG está presente em 24 Estados e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto em um segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!