Governo investe na capacitação para médicos do Estado

Governo investe na capacitação para médicos do Estado

Governo investe na capacitação para médicos do Estado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com investimento de aproximadamente R$ 300 mil, o governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), capacita 32 médicos que atendem nos hospitais de urgência e emergência do estado, com tecnologia avançada e a mesma metodologia aplicada na Escola Americana de Cirurgiões. A capacitação começou nesta quinta-feira (26) e segue até o dia 28, com uma equipe 10 médicos vindos de vários estado Brasileiros incluindo instrutores de Rondônia, que pertencem a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado no Trauma (SBAIT).
O curso de Atendimento de Vida Suporte no Trauma (ATLS), transmite conhecimentos essenciais para que o médico possa aplicar na identificação e no tratamento de lesões traumáticas com risco de vida real ou potencial. E abrange diversos temas relacionados a acidentes e atendimentos nos prontos socorros, como Trauma Torácico, Abdominal, Crânio Encefálico, Queimaduras, Avaliação nas vias Aéreas, Trauma Raque e Medular, entre outros assuntos relacionados a urgência e emergência que segue uma prioridade e envolve casos de pessoas esfaqueadas, baleadas, queimadas, assim como quedas de moto, entre outros acidentes.
Na aula prática, a simulação de um acidente grave, em que a vitima precisou de atendimento de urgência, mostra a agilidade que os profissionais devem aplicar na hora dos primeiros socorros, em caso de trauma. "Esses atendimentos tiram o paciente do eminente risco de morte. É o que governador Confúcio Moura determina, a valorização e a eficiência do profissional, a força de trabalho humano para melhor atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)" ressalta Williames Pimentel, secretário da Sesau.
De acordo com o coordenador Fernando Máximo, o treinamento é o mesmo dado no mundo inteiro   com qualidade, no final do treinamento os médicos são submetidos a provas de avaliação, e somente receberão a graduação para o atendimento se alcançado a pontuação exigida. As provas são elaborados com os mesmo conteúdos da escola Americana de Cirurgiões.
Pimentel afirma que essa é mais uma etapa dos vários cursos que estão sendo oferecidos para os profissionais médicos dos hospitais públicos do Estado. "O nosso objetivo é qualificar os profissionais para que o paciente que procure as nossas unidades de saúde possam ter o melhor atendimento e mais vidas sejam salvas, já que o curso é voltado para urgência e emergência nos prontos socorros e com isso diminuir os índices de mortalidade e os números de sequelas".
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS