TV Justiça ajuda família encontrar idoso em Rondônia, depois de 40 anos sem contatos

TV Justiça ajuda família encontrar idoso em Rondônia, depois de 40 anos sem contatos

TV Justiça ajuda família encontrar idoso em Rondônia, depois de 40 anos sem contatos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A volta para casa aconteceu no dia 1º de setembro

Em umas das edições do programa de responsabilidade socioambiental Justiça Solidária do TRT da 14ª Região, realizada no Lar Espírita da Terceira Idade André Luiz , em junho deste ano, uma reportagem produzida pela equipe da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal para o programa Justiça & Cidadania chamou a atenção pela história de idoso de 75 anos, que há mais de 40 anos não tinha contato com a família.

O senhor José Alves da Costa contou à reportagem que estava há pelo menos 45 anos sem contatos com a família. Falou que saiu de sua terra natal, Jardim do Seridó, interior do Rio Grande do Norte, e viajou pela Região Norte, vindo parar em Rondônia onde está há pelo menos 30 anos.

A reportagem foi exibida pela TV Justiça e em emissoras parceiras do TRT da 14ª Região, e no Rio Grande do Norte. O juiz federal Ivan Lira assistiu ao programa Justiça & Cidadania e, tocado pela história de seu José Alves, utilizou-se das redes sociais, em especial seu microblog Twitter para conclamar aos potiguares a encontrar os familiares daquele conterrâneo idoso.

A iniciativa do magistrado e professor universitário deu certo e foi possível localizar a única filha e parentes, que residem próximos à cidade de Caicó/RN.

Ao tomar conhecimento através do blog V&C Artigos e Notícias, a Assessoria de Comunicação Social do TRT14 compartilhou a boa notícia com o presidente do Regional, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, que solicitou apoio para possibilita o encontro da família.

Os contatos foram feitos e finalmente a senhora Maria das Vitórias da Costa, filha única do seu José, juntamente com uma prima, se deslocaram de Caicó/RN para Porto Velho, capital rondoniense.

Emoção à flor da pele

O grande dia chegou, na manhã do dia 22 de agosto. A equipe do projeto Justiça do Trabalho Solidária acompanhou a senhora Maria das Vitórias, com 46 anos, para o encontro com seu pai, que ainda não o conhecia, o momento emocionante tomou conta de todos que acompanharam o desenrolar da história.

Depois de mais de quatro décadas, o reencontro necessitou de uma ambientação entre pai e filha. O pai cantou e declamou poesia ao abraçar a filha, que segundo ele, a viu quando tinha poucos meses, mas resolveu sair para buscar novos rumos na vida, e não mais voltou. A ambientação foi rápida, no dia seguinte estavam resolvidos a embarcar para a viagem de volta. Seu José Alves não tinha mais dúvida que seu lugar seria mesmo junto da família, irmãos, primos, tios, filhos e netos, por isso retornaria para Caicó com a sua filha.

Passeio em Porto Velho

Seu José pediu à direção do Lar dos Idosos para sair e mostrar a cidade de Porto Velho para sua filha e assim fez, com apoio de membros da Justiça do Trabalho, saiu e mostrou para Maria das Vitórias os principais pontos turísticos da Capital de Rondônia, cidade que ele diz gostar muito.

Antes de embarcar de volta, Maria das Vitórias e sua prima Francenilda que a acompanhava, visitaram a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região para cumprimentar o presidente e agradecer pelo que significou uma simples reportagem, mas de grande importância no resultado, foi assim que conseguiu descobrir que seu pai estava vivo e que agora terá o convívio diário com a família.

Volta para casa

A volta de seu José para a casa aconteceu no domingo (01/09), com o apoio dos familiares que moram no Rio Grande do Norte, do presidente e equipe da Comunicação do TRT de Rondônia e Acre. Na segunda-feira (2/9) chegaram em Caicó, interior potiguar.

Para o presidente do TRT14, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, “esta é uma história que emociona muito, e saber que um projeto de responsabilidade socioambiental da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre, que procura reforçar os valores e o respeito ao ser humano, além de prestar um trabalho social para aqueles que mais precisam da Justiça Social, nos deixa muito mais felizes e, com certeza é uma história que fica gravada na mente de todos que acompanharam”, concluiu Pequeno Junior.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS