Incêndios possivelmente criminosos consomem quase 20 alqueires de pasto
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Dois Incêndios com fortes indícios de serem criminosos foram registrados em duas propriedades rurais localizadas as margens da RO 470 (conhecida como linha 81) e deixou um rastro de destruição com pelo menos 20 alqueires de pasto tolamente queimados. Ambos sinistros iniciaram no final da manhã desta segunda-feira (27), sendo que o primeiro ocorreu na divisa dos municípios de Ouro Preto do Oeste e Nova União próximo ao Rio Branco e o segundo com proporções maiores ocorreu em uma propriedade localizada conhecida como Serra da 16.
De acordo com o produtor rural Valdinei dos Santos Moitinho, na sua propriedade o fogo consumiu uma considerada extensão de pasto, não se alastrando mais devido a ajuda de moradores. O produtor resolveu acionar o Corpo de Bombeiro de Ouro Preto do Oeste já que em outra propriedade rural distante cerca de 3 km um incêndio com proporções maiores consumia uma área de pasto e de mata ciliar.
Quando o Corpo de Bombeiros chegou pouco pode fazer já que mais de 20 alqueires de pasto e mata, tinham sido destruídos pelo fogo que se alastrou rapidamente devido aos fortes ventos. Dois caminhões pipas da Prefeitura municipal de Ouro Preto do Oeste com capacidade cada um de 18 mil litros foram acionados para ajudar debelar o fogo.
Famílias das proximidades ficaram temerosas por causa das altas labaredas e da fumaça que se formaram, mas ninguém ficou ferido. O proprietário do lote Senhor Antonio Graciano quando chegou só encontrou um rastro de prejuízo. Ambos os incêndios tem características de serem criminosos, provocado por um motoqueiro que foi visto nas imediações em atitude suspeita. O delegado titular da DP de Ouro Preto do Oeste, Roberto Santos vai solicitar uma pericia nos locais para concluir os inquéritos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!