Ministério da Pesca e Aquicultura libera Patrulhas Mecanizadas para 10 Municípios de Rondônia

Ministério da Pesca e Aquicultura libera Patrulhas Mecanizadas para 10 Municípios de Rondônia

Ministério da Pesca e Aquicultura libera Patrulhas Mecanizadas para 10 Municípios de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Publicada nesta quinta feira (15), no Diário Oficial da União, a Portaria nº 2, que divulga o resultado final das propostas habilitadas para a ação de aquisição de patrulha mecanizada, composta por escavadeira hidráulica e trator de esteiras. Os equipamentos são usados para o fomento da aquicultura familiar.

Os municípios tiveram que apresentar as propostas por meio do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV), no programa 5800020130001, “Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar no Brasil através da Aquisição de Máquinas”, no prazo até 30/04, onde foi exigido o Plano de Trabalho; Projeto Básico; e Lei Municipal que cria o Programa Municipal de Desenvolvimento da Aquicultura Familiar. O processo será realizado em três etapas, conforme publicação.

Dentro do Estado de Rondônia foram contemplados 10 (dez) municípios, são eles: Buritis, Candeias do Jamari, Castanheiras, Colorado do Oeste, Corumbiara, Cujubim, Machadinho do Oeste, Monte Negro, Nova Brasilândia D’Oeste, Vale do Paraíso.

A Superintendência da Pesca e Aquicultura de Rondônia informa ainda que outras 10 (dez) escavadeiras hidráulicas foram distribuídas em 2011/2012 além, de outras (02) duas máquinas em anos anteriores. Com a liberação de novas Patrulhas serão 32 (trinta e duas) máquinas e 22 (vinte dois) municípios atendidos pelos programas do Ministério da Pesca e Aquicultura que conjuntamente trabalham para ampliação da área produtiva da piscicultura no Estado.

Segundo o Superintendente de Rondônia, Jenner Tavares Bezerra de Menezes, as máquinas vem somar ao esforço das Prefeituras e Estado em continuar a desenvolver a cadeia produtiva de peixe cultivado, que hoje com atinge produção de 50 mil toneladas anuais e eleva o Estado de Rondônia ao maior produtor nacional de peixes cultivados, empregando diretamente e indiretamente mais de 40 mil pessoas e movimenta em média R$200 milhões de reais na economia.

Complementa ainda que o pescado poderá em pouco mais de uma década para se comparar com o setor de bovinocultura em valor de produção, se consolidando com uma das principais atividades agropecuárias de Rondônia.

O desafio agora é, “trabalhar da porteira para fora”, na comercialização, logística, beneficiamento de produtos, para tornar o Estado a “Esquina do peixe” da Amazônia. Neste sentido a Superintendência de Rondônia em conjunto com o Governo do Estado e outras entidades está buscando alternativas para o escoamento da produção

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS