A cerimônia da abertura nacional do curso de Especialização em Gestão de Emergências no SUS, foi realizada na manhã desta quinta-feira (6), diretamente do Hospital Sírio Libanês de São Paulo, através de vídeo transmissão. A mesa foi composta pelo Superintendente Corporativo do Hospital Sírio Libanês, Gonzalo Vecina; Secretário de Atenção a Saúde do Ministério da Saúde, Gilson Coleman; Coordenadora do Programa S.O.S Emergências, Ana Augusta e do médico Roberto Padilha do Sírio Libanês, além dos Consultores Matriciais do Ministério da Saúde, o médico Gilberto Scarazatti e Altair Massaro que marcaram presença.
A transmissão foi realizada simultaneamente para 480 especializandos em 24 hospitais brasileiros. Na ocasião o Ministro da Saúde Alexandre Padilha, deu as boas vindas aos participantes do curso, em especial, aos componentes do Núcleo de Acesso a Qualidade Hospitalar (NAQH), do Pronto Socorro João Paulo-II, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Serviço de Assistência Multidisciplinar Domiciliar (SAND) e profissionais estratégicos da Rede de Serviços onde se insere o pronto socorro. Padilha ressaltou que através do Programa S.O.S Emergências o Ministério da Saúde, busca potencializar o dinamismo das ações que visa dar uma melhor resolutividade nos gargalos hora existentes em pronto socorros brasileiros.
O curso é desenvolvido através de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio Libanês, como parte do Programa S.O.S Emergências e visa qualificar os profissionais de saúde, para que a prestação dos serviços do SUS seja melhor e o cidadão seja atendido com dignidade. As aulas serão ministradas todas as quinta-feiras e terá a duração de um ano, sendo utilizadas diversas estratégias e utilização de ferramentas de gestão para atenção as emergências do SUS.
O Secretario Estadual de Saúde, Williames Pimentel, que acompanhou a abertura do evento através de vídeo transmissão no João Paulo-II, disse que o Governo da Cooperação através da SESAU, está se empenhando para resolver os problemas relacionados ao setor de saúde de forma firme e eficiente. Ele agradeceu o apoio do Ministério da Saúde e a parceria do Hospital Sírio Libanês, que vem modernizar o aprendizado através de capacitações com os hospitais de excelência.
Para a Apoiadora Local, enfermeira Flávia Vernaschi, uma das estratégias pedagógicas do curso, é a utilização de vídeo conferencia com especialistas nacionalmente renomados, que farão discussões com os alunos, abordando tópicos específicos relacionados à gestão da emergência. “ Esse curso é realizado através das metodologias ativas de ensino aprendizagem, fazendo com que o aluno seja participante ativo da construção do seu conhecimento” explicou.