A 34ª Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa será encerrada na amanhã (15) e o prazo para declaração vai até dia 22. A previsão é que sejam vacinados mais de quatro milhões de bovinos e bubalinos com até 24 meses. Já atingimos o índice de mais de 60% dos animais do Estado declarados.
A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) alerta para que o produtor rural não perca o prazo da vacinação e da declaração. “Embora sejam vacinados animais até 24 meses, todo o rebanho deverá ser declarado. Isto é importante porque as informações cadastrais do produtor e sobre seu rebanho nos permite definir estratégias de defesa sanitária para o estado de Rondônia”, explica o Gerente de Defesa e Sanidade Animal, Fabiano Alexandre dos Santos.
Ele também fala que as vacinações estão em um ritmo bom. “O produtor tem comparecido e mais uma vez está atendendo ao nosso chamado, mostrando que também está preocupado com sanidade do rebanho de Rondônia”.
A Agência também adverte para que os produtores que ainda não vacinaram tenham cuidado no transporte da vacina, usando uma embalagem com isolamento térmico e sempre mantendo a temperatura entre 2º e 8º C, ou seja, devem-se usar caixas com bastante gelo. Se a vacina atingir temperatura acima ou abaixo destas, o produto perde capacidade de imunizar o animal.
Rondônia tem o sétimo maior rebanho nacional, contando com 17 frigoríficos com inspeção federal e seis estadual que abatem cerca de dois milhões de bovídeos anualmente. O Estado é o quinto maior exportador de carne e a nona maior bacia leiteira do país.