ESTUPRO AMBIENTAL - Hermínio condena omissão do Governo diante agressão ambiental das usinas do Madeira
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, deputado Hermínio Coelho (PSD) voltou hoje a condenar a omissão do Governo do Estado, diante do que ele considerou um autêntico “estupro” ambiental provocado pelas empreiteiras responsáveis pela a construção das usinas hidrelétricas do Rio Madeira. Segundo ele, enquanto as usinas desrespeitam a legislação ambiental, “temos um Governo local fraco, omisso, incapaz de fazer frente junto ao Governo Federal e exigir de fato os direitos dos rondonienses”.
Para o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermínio Coelho, o governador Confúcio Moura encontra-se completamente perdido, não tem comando, e mesmo diante de situações gritantes como a demora da transposição dos servidores estaduais para o quadro federal e a herança maldita do extinto Beron, é incapaz de enfrentar o
Governo Federal e pelo menos, exigir esta contrapartida, diante dos benefícios que Rondônia estará proporcionando para o restante do país.
“Volto a falar... Essas usinas estão estuprando a nossa terra”. O Governo de Rondônia através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental - Sedam e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente - IBAMA, estão omissos aos impactos ambientais das usinas do rio Madeira. É visível os estragos que vem ocorrendo na região do Rio Madeira, mas mesmo assim, diante do poderio das usinas, eles preferem a omissão. Quem assim procede, certamente não tem compromisso e respeito com Rondônia, e podem perfeitamente serem enquadrados nos crimes de prevaricação, negligência e omissão com a coisa pública e o meio ambiente”, declarou o presidente da ALE.
Revoltado com a situação, o deputado Hermínio Coelho disse que caso o governador e o vice-governador tirassem férias ao mesmo tempo, e ele viesse a assumir o Governo por pelo menos dez dias, ele iria fazer a diferença, e certamente iria fazer o Governo Federal respeitar Rondônia, promovendo de imediato a transposição dos servidores estaduais para a União, e extinguindo esta dívida farônica do Beron.
O deputado disse da necessidade de se proceder uma minuciosa pesquisa técnica em toda a extensão das obras das usinas de Santo Antônio e Jirau, com o objetivo de analisar os pontos positivos e negativos de ambas as obras no Rio Madeira. Segundo ele, é preciso um relatório de auditores em gestão ambiental, devidamente atualizado, visando apontar de forma concreta os impactos ambientais. Ao final, ele defendeu o urgente embargo das obras das usinas do Rio Madeira.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!