Polícia Civil de Rondônia recebe Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro

Polícia Civil de Rondônia recebe Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro

Polícia Civil de Rondônia recebe Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Através de um acordo de cooperação entre a Secretaria Nacional de Justiça - SNJ, e Secretaria de Segurança Defesa e Cidadania de Rondônia - SESDEC/RO, a Polícia Civil de Rondônia receberá um Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro LAB-LD, o qual tem como objetivo definir as melhores técnicas e práticas na análise de casos de lavagem de dinheiro mediante o uso de tecnologia da informação.
Estão sendo empreendidas ações para que entre os meses de junho e julho de 2013 ocorra a inauguração do LAB- LD.
O laboratório a ser implantado em Porto Velho fará parte de uma Rede Nacional de Laboratórios Contra Lavagem de Dinheiro, que possui dezesseis laboratórios em funcionamento, doze em fase de instalação e formam um complexo de colaboração técnica para suporte a apoio às ações empreendidas pelos seus respectivos pares no que tange a sistemas, softwares e técnicas de análises.
De acordo com o representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Roberto Zaina, o LAB-LD subsidiará demandas de alta complexidade, contendo volume e massa de dados significativos para análise, originários de quebras de sigilo fiscal, bancário, telefônico e contábil.
O LAB-LD produz conhecimento, e por vezes provas, através de metodologia específica para subsidiar a execução e a tomada de decisões.
O Secretário de Segurança Marcelo Bessa enfatizou a necessidade de a Polícia Civil ser mais efetiva no combate à fraudes em licitações, desvio de verba publica, “crimes do colarinho branco” e demais crimes ligados à corrupção e posterior lavagem do dinheiro resultante dela, o que será possível com o LAB-LD. “A implementação desse laboratório visa principalmente desenvolver e difundir estudos e práticas de produção de informações estratégicas relacionadas à produção de provas em processos e inquéritos judiciais ou administrativos.”
Serão lotados no referido laboratório, Policiais Civis que tenham formação acadêmica em economia, contabilidade, matemática financeira, administração e/ou estatística. Ainda para área de Tecnologia da Informação, policiais civis que tenham bacharelado em análise de sistemas, ciências da computação, processamento de dados, sistemas de informação, e especialmente programadores e administradores de dados ou de base de dados.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS