No dia 21 de janeiro de 2013, a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Buritis efetuou o cumprimento do Mandado de Internação Provisória dos adolescentes U. A. E (16 anos) e M. D. S. A (16 anos), ambos suspeitos de envolvimento em ato infracional análogo ao crime de homicídio, praticado no início deste ano, em que figura como vítima o também menor Cláudio Cordeiro Maciel, vulgo “Toquinho”, o qual foi assassinado mediante 40 (quarenta) golpes de faca.
Após ser desenvolvido um intenso serviço de investigação, realizado pela Polícia Civil de Buritis, foi possível concluir que o homicídio fora perpetrado por um bando dado à prática de crimes na cidade de Buritis, composto por adolescentes e maiores de idade. Além do crime de homicídio, apurou-se que o grupo possui envolvimento com furtos e tráfico de drogas.
Tão logo foram concluídas as investigações a Autoridade Policial local representou pela prisão preventiva dos envolvidos maiores de idade e pela internação provisória dos adolescentes em conflito com a lei que participaram do evento delituoso, sendo ambos os pedidos prontamente deferidos pelo Judiciário local.
Segundo o Delegado, a internação dos adolescentes somente foi possível tendo em vista que o fato investigado (homicídio) envolve violência à pessoa, autorizando, nos moldes do Estatuto da Criança e Adolescente, a internação provisória dos menores, os quais serão encaminhados ao CESEA em Ariquemes/RO, aonde aguardarão pelo pronunciamento judicial.
O Delegado asseverou ainda que a repreensão de condutas tão graves perpetradas por adolescentes e a rápida resposta estatal em fatos semelhantes é imprescindível para a diminuição do sentimento de impunidade que acomete menores infratores, evitando a reiteração delituosa e possibilitando ainda que o adolescente tenha sua integridade física resguardada em instituições preparadas para tal finalidade, atribuindo maior sensação de segurança para a sociedade e a comunidade local.