Veja ainda, Edwilson Negreiros tem pedido de habeas corpus negado no Superior Tribunal de Justiça e vai continuar preso
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Negado
Edwilson Negreiros continuará preso. Ele havia tentando um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça, que lhe foi negado. O ex-quase vereador foi preso na Operação Vórtice do Ministério Público do Estado, acusado de uma série de crimes, incluindo formação de quadrilha, desvio de recursos públicos e superfaturamento. Edwilson já vinha tendo problemas com a justiça eleitoral, que o acusava de compra de votos. Esta semana o Tribunal Regional Eleitoral determinou a anulação de seus votos e com isso assumiu a vaga o jornalista Everaldo Fogaça, do site Oobservador.
Essa recusa
Se deve a gravidade das acusações que pesam contra Edwilson e aos demais presos. Conversas gravadas com autorização judicial, demonstram o alto grau de periculosidade dos integrantes da quadrilha que agia dentro da prefeitura de Porto Velho. Eles falam sobre pistolagem, ameaças, dívidas, extorsões, pagamentos de propina e um fato de extrema gravidade, a inserção de elementos do grupo em outras esferas de poder, no caso na Câmara Municipal. A eleição de Edwilson, segundo investigações do MP, revelam que ele seria o braço político do grupo.
Edição especial
A revista Painel Político de dezembro vem com 68 páginas e várias reportagens especiais. Uma delas é o balanço das atividades de nossos representantes em Brasília. Você vai saber os pormenores das despesas, as viagens e quanto custa cada parlamentar rondoniense na capital federal. Outra reportagem é sobre os lava-jatos, que operam na clandestinidade em Porto Velho, desrespeitando a legislação sem qualquer tipo de fiscalização. Painel Político também teve acesso ao processo da Marquise e revela em detalhes o complicado contrato de coleta de lixo da Capital. A edição especial estará nas bancas ainda antes do natal.
Passando do limite
Nada contra a pessoa, mas o diretor do Departamento de Comunicação do Estado – DECOM, Júlio Olívar anda exagerando na auto-promoção. Dia desses concedeu entrevista de página inteira ao jornal Diário da Amazônia para falar apenas sobre ele. Em todas as datas festivas tem enviado e-mails com felicitações. De natal e ano novo já devo ter recebido uns quatro. Agora ele manda releases sobre ele mesmo, recebendo prêmios e participando de eventos. A relevância disso para a sociedade? Sinceramente não sei.
Esperneio
Chegam a ser patéticas as tentativas de Denis Bau se manter no cargo. Tem coisas que a pessoa tem que ter “semancol”, e parece que ele desconhece isso. Após ter sido rechaçado por praticamente todos os sindicatos, ele continua enviando notas na tentativa de tumultuar o processo e ganhar tempo. A última foi tentar desqualificar a decisão judicial que determinou nova eleição na entidade. Segundo Denis, “provavelmente, a juíza não pôde avaliar as argumentações das partes, portanto anunciar a anulação deste processo eleitoral significa no mínimo uma afirmação precipitada que não merece crédito”.
Pois bem
Em sua decisão a magistrada é muito clara ao afirmar, “Assim, considerando o caráter soberano do Conselho dos Representantes (segundo artifos 26/32) na aprovação de convocação de nova eleição, ante o acolhimento pela maioria e todos os presentes do teor da proposta feita peloconselheiro Edmilson (fls. 162/172), denulidade do processo eleitoral ocorrido em 04/10/2012, havendo inclusive menção em seu arrazoado do que fora decidido pelo Conselho (na esfera administrativa) faria que o processo judicial perdesse o objeto, declaro a perda do objeto da presente demanda. Isso porque não há mais necessidade de provimento judicial, uma porque o item 1. "a" não interessa mais ao requerente, que já obteve, por meio do Conselho de Representante, regular nulidade do processo eleitoral havido, duas que já fora concedida medida liminar”.
Portanto
A justiça apenas validou a decisão que já havia sido tomada pelo Conselho. Entendeu ou quer que desenhe?
Bom senso
Parceria, trabalho e boa vontade. Foi dessa forma que o prefeito em exercício Emerson Castro conseguiu, em quatro dias, liberar a passagem pelos elevados de Porto Velho, que ficaram anos atrapalhando o trânsito. A partir das 18 horas desta sexta-feira o elevado do Trevo do Roque vai estar liberado e no sábado o da Jatuarana. Emerson afirma que bastou pedir ajuda. Vieram comerciantes, empresários, governo e os próprios trabalhadores da prefeitura, que se esforçaram para concluir essa obra, que virou símbolo da incompetência da gestão Roberto Sobrinho.
Debandada
E falando em Roberto Sobrinho e no Partido dos Trabalhadores, está havendo uma debandada de filiados em função das lambanças cometidas pela gestão municipal. O petista histórico, um dos fundadores da legenda em Rondônia, Inácio Azevedo pediu desfiliação essa semana. Outro que também deixa o partido é o procurador-geral do município, Mario Jonas. Dezenas de outros filiados também pediram para sair. Reflexo da crise.
Fim de ano
Começam as confraternizações. Nesta sexta-feira a turma do Rondoniaovivo se reuniu para comemorar o ano de 2012, que foi cheio de batalhas, vitórias, correrias, mas estamos todos bem. Hoje também se reúne o pessoal do Rondoniagora. Dia 23 Everaldo Fogaça vem com sua “Festa dos Sites” que já virou tradição e reúne gente do estado inteiro.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
Cortar alimentos gordurosos pode levar a consumo ainda maior
Cortar alimentos gordurosos e não saudáveis pode ter o efeito contrário. Estudo da Universidade de Montreal, no Canadá, mostra que a dieta deixa as pessoas mais vulneráveis a voltarem a um ciclo de alimentação ainda mais compulsivo. O corte de produtos gordurosos provoca alterações químicas no cérebro semelhantes à retirada das drogas de viciados. As mudanças estão associadas à depressão. A dieta, segundo os pesquisadores, pode levar ao estresse, à ansiedade e a sintomas de abstinência, que causam recaídas e podem gerar um consumo ainda mais desenfreado. Para o teste, cientistas separaram dois grupos de camundongos. Um foi alimentado com produtos gordurosos e outro passou por uma dieta mais leve. A experiência durou seis semanas e no período foram avaliados o comportamento e o organismo dos animais. Trabalhando com ratos, cujos cérebros são, em muitos aspectos, comparáveis ao nosso, descobrimos que a neuroquímica dos animais que se alimentaram de uma dieta rica em gordura e açúcar era diferente dos que tinham sido alimentados com uma dieta saudável — conta Fulton Stephanie, ums das autoras do estudo. Os observadores observaram o comportamento da dopamina, um neurotransmissor do cérebro. É uma química presente tanto em ratos quanto em humanos, que gera boas sensações no animal e os incentiva a aprender certos tipos de comportamentos. Os genes envolvidos na produção deste elemento são controlados por uma molécula chamada CREB. — O CREB é muito mais ativo em cérebros de ratos com alto teor de gordura da dieta. Estes animais também apresentam níveis mais elevados de corticosterona, um hormônio que está associado ao stress. Isso explica tanto a depressão quanto o ciclo de comportamento negativo — alega Fulton.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!