Acordando cedo
O Ministério Público, através do Centro de Atividades Extrajudiciais e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (CAEX/GAECO) e com o apoio de policiais militares, deflagrou nesta quarta-feira a Operação Olimpo, que, segundo o MP, desarticulou uma organização criminosa que fraudava licitações e desviava recursos públicos em Alvorada do Oeste, agindo dentro do Instituto Municipal de Previdência e na Secretaria de Educação onde faziam dispensa ilegal de licitação; fraude ao caráter competitivo licitatório; tentativa de afastamento de licitante mediante grave ameaça e promessa de vantagem indevida; falsidade ideológica; peculato e formação de quadrilha em organização criminosa.
Os acusados
Entre os indicados está o ex-prefeito de Alvorada Laerte Gomes, apontado pelo Ministério Público como “líder da organização criminosa”. Laerte não foi preso, mas recebeu notificação para manter-se afastado de servidores do município e está proibido de adentrar em órgãos públicos daquele município. O ex-prefeito que estava em Alvorada, seguiu para Porto Velho onde pretende apresentar defesa. Além de Laerte, outras 36 pessoas, entre servidores municipais e empresários foram notificados e 10 pessoas foram presas.
A operação
Reduz as possibilidades de Laerte Gomes vir a assumir uma secretaria no governo Confúcio e ainda pode complicar sua vida na Associação Rondoniense de Municípios – AROM, entidade por ele presidida.
Greve
Em frente ao Palácio do Governo, dezenas de policiais civis que estão em greve se reuniram nesta quarta-feira como forma de protesto. Eles alegam que o governo não abriu nenhum canal de diálogo e prometem manter o movimento paredista.
No Sebrae
Cada vez mais tenso o clima lá pelas bandas da instituição, que vem passando por uma auditoria em suas contas devido a uma série de denúncias que vão de superfaturamento a interferência direta em cooperativas e associações. Uma outra denúncia contra a instituição é a de adiantamento irregular de salário a alguns servidores. No documento encaminhado ao TCU e a CGU, três servidores são apontados como beneficiários, com valores diversos. De acordo com o regimento do SEBRAE esse tipo de manobra é ilegal.
De qualquer forma
A auditoria que está sendo realizada deverá apontar responsabilidades e principalmente, espera-se que sejam punidos.
IPERON
Em nota cheia de números e planilhas, o presidente do IPERON, Walter Silvano Gonçalves Oliveira afirmou que não são verdadeiras as notícias sobre os supostos desvios no caixa da instituição. Na verdade, o assunto que foi pauta da coluna no início da semana e repercutido por outros veículos, mostra que o suposto esquema não desvia dinheiro do caixa da entidade, e sim dos lucros provenientes de aplicações bancárias. Um relatório detalhado também com planilhas e números comprova a tese, mas de fato, por se tratar de matéria contábil, é interessante um profissional do ramo observar esses dados.
PEN 51
E o Partido Ecológico Nacional (PEN), recém-fundado em Rondônia e que tem como presidente o empresário Kazan Roriz de Carvalho, o “Kazan da Fox Pneus” pretende lançar candidaturas majoritárias própria em 2014, ou seja, vai ter candidato a governo e senado. A legenda pretende coligar apenas na proporcional. O PEN deve iniciar em breve uma campanha de filiações em sua sede, que vai funcionar na Avenida Governador Jorge Teixeira com Amazonas, onde já funcionou a FATEC, no passado próximo.
Reunião
Na semana passada a atual executiva da legenda esteve reunida para discutir os rumos do partido para as próximas eleições e as estratégias de trabalho. Integra o PEN, além de Kazan o jornalista Celso Gomes e outros
Prêmio
No próximo dia 30 o Ministério Público realiza a solenidade de entrega do 2º Prêmio MP-RO de Jornalismo, que tem como tema “Cidadania – Direito de Todos”. O evento acontece a partir das 9 horas, no edifício-sede da instituição, na rua Jamary, 1555, em Porto Velho.
Transição
O presidente eleito da seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, advogado Andrey Cavalcante, fez, na manhã desta quarta-feira, a primeira visita oficial ao atual presidente da Ordem, Hélio Vieira. Andrey disse que a visita marca o inicio dos entendimentos para o trabalho de transição que deve começar já na próxima semana, com a nomeação de uma equipe que fará o acompanhamento das informações a respeito da administração da Ordem.
Sigilo
A defesa de Alexsandro Mendes Castelo Branco solicitou ao juiz que o endereço dele seja mantido sob sigilo no processo, para evitar retaliações ao rapaz de 19 anos que assassinou com um tiro no pescoço sua ex-namorada, Raíssa Lopes, de 16 anos no início de setembro, em Porto Velho. De acordo com os defensores do réu, ele estaria sofrendo ameaças de morte. O juiz deferiu o pedido, como também considerou desnecessário a realização de uma reconstituição, para evitar a exposição tanto do réu quanto das testemunhas. O juiz também solicitou que fosse requisitadas as imagens de uma câmera de segurança de uma residência, vizinha ao local do crime, cujo proprietário estava viajando na época, além de notificar o Facebook Brasil para que encaminhe todo o conteúdo dos perfis tanto da vítima quanto do réu. Foi autorizada a quebra de sigilo de dados e telefônicos da vítima. A audiência de instrução do caso e julgamento foram marcados para o dia 6 de fevereiro de 2013, a partir das 8h30min. O mandado de intimação do acusado será expedido separadamente e não será juntado nos autos, em razão da preservação do seu endereço.
Revolta
Testemunhas e familiares da vítima afirmam que o réu andou circulando pelos arredores da casa dos pais de Raíssa e já chegou a fazer ameaças, afirmando “ser capaz de matar de novo”. O rapaz chegou a ser preso, mas foi posto em liberdade após 30 dias.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
Droga experimental melhora a memória de roedores
Pesquisadores da Universidade de John Hopkins, nos Estados Unidos, revelaram terem descoberto, através de um método de ressonância magnética, o que pode ser um biomarcador para a capacidade cognitiva nos cérebros de pessoas com esclerose múltipla. O neurotransmissor N-acetylaspartylglutamate (NAAG) foi associado à boa memória e facilidade de aprendizado em roedores. Em experiências com animais, os pesquisadores conseguiram, então, utilizaram um composto experimental para melhorar a quantidade do elemento e desenvolver as capacidades dos bichos. A esperança é que o mesmo tipo de tratamento funcione com humanos. Metade das pessoas com esclerose múltipla tem problemas nas duas faculdades. Atualmente, não há tratamento para os problemas e nem para as dificuldades movimento que caracterizam os pacientes da doença. "Nós temos um potencial novo tratamento para a capacidade cognitiva das pessoas com o problema, uma condição devastante para milhares de pessoas", declarou Adam Kaplin, um dos autores do estudo.