Falta ao Governo de Rondônia planejar melhor suas ações no campo orçamentário. Essa é a opinião de grande parte dos deputados estaduais que, durante sessão plenária da Assembleia Legislativa, demonstraram descontentamento com a nota de esclarecimento, assinada pelo secretário George Alessandro Gonçalves Braga, do Planejamento, que classificou alguns posicionamentos de parlamentares como inverídicos sobre posicionamentos no que pertine a situação financeira e orçamentária do Estado.
O deputado Neodi Carlos (PSDC) foi enfático ao afirmar que “não estou aqui pedindo a saída do secretário, mas quero que ele planeje melhor as ações de Governo no que diz respeito ao orçamento do Estado. Não tem cabimento ficar o Governo, a todo instante, remanejando verbas entre secretarias. Além disso, se acontecem esses remanejamentos é porque o planejamento não foi feito corretamente. O secretário está complemente equivocado quando se dirige dessa forma ríspida contra os deputados que só querem ajudar a administração estadual, já que têm aprovado todos os projetos originários do Estado nas questões de orçamento e de finanças. O secretário George precisa compreender que essas críticas são construtivas e visam o melhor do Estado e da administração estadual como um todo”.
Neodi observou ainda que, na nota do secretário de Planejamento, há citação de que as mensagens de remanejamento de verba para a Sejus tratam sobre excesso de arrecadação. “Acontece que, em momento algum, essas mensagens demonstraram onde há excesso de arrecadação. O secretário está equivocado em seu posicionamento. Da mesma forma como o esclarecimento no que pertence ao aumento orçamentário para uma ou outra secretaria, já que o secretário afirma que depende do planejamento do governo. Na realidade, essas constantes solicitações de abertura de crédito indicam sim a falta de planejamento. Concordo que deve haver harmonia entre os Poderes, mas a função do Legislativo é fiscalizar e estamos fazendo isso no sentido de contribuir positivamente com o Governo. Não existe outra finalidade em nosso posicionamento repudiado equivocadamente pelo secretário George Braga”, completou o deputado do PSDC.
Mesmo defendendo a permanência no cargo o secretário George Braga, o deputado Jean Oliveira (PSDB) também criticou a forma como ele fazendo os remanejamentos no orçamento entre as secretarias. “Essas ações têm tumultuado. Acredito que seja necessário a reoganização da secretaria”, disse o deputado ao concordar que a nota de esclarecimento do secretário não explicaram nada.
Já o presidente Hermínio Coelho (PSD) foi direto: “esse secretário é ruim mesmo. Estamos alertando o Governo e ele aparece com essa postura que não ajuda em nada. Outro que também é ruim é esse Gebrim que, não sei por qual motivo, soltou nota criticando deputados. Nós, aqui na Assembleia, estamos aprovando tudo que o Governo tem solicitado. Se a coisa está ruim não é culpa dos parlamentares. Esses secretários têm é mais que mostrar que estão trabalhando correto em favor do Estado de Rondônia”.
O líder do Governo, deputado Edson Martins (PMDB), admitiu que a Secretaria de Planejamento não está trabalhando bem. “Por isso, peço que os senhores deputados recebam o secretário George Braga aqui para que possamos esclarecer o que temos dúvidas. O confronto não vai adiantar nada”, completou ao pedir que se faça um convite a George Braga para que compareça à Assembleia Legislativa o quanto antes a fim de dirimir dúvidas existentes sobre o planejamento das ações do Governo de Rondônia.