Foi assinado nesta sexta-feira (24), em Brasília, o termo de cooperação técnica entre o Estado de Rondônia e a Telebrás para o intercâmbio de conhecimentos técnicos, troca de informações e apoio nas ações de infraestrutura, de capacidades e serviços de telecomunicações.
Para o governador Confúcio Moura, o acordo é um marco importante com a Telebrás porque inicia a chegada do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), que é um programa de internet popular, para o Estado de Rondônia.
De acordo com o presidente da Telebrás, Caio Cezar Bonilha, é mais um passo para a Telebrás no processo de interiorização das telecomunicações na Região Norte. Segundo ele, dentro do programa de governo da presidente Dilma Rousseff e do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, é um projeto estratégico porque o governo federal reconhece que é necessário aumentar a densidade da banda larga em todo território nacional.
Bonilha explica que a intenção da Telebrás é expandir a rede para Rondônia e oferecer acesso de internet a um preço barato, permitindo então ampliar a densidade da banda larga no Estado. “No Brasil todo já existe nossa rede, e agora nos estamos expandindo no sentido Oeste, tanto no Pará e agora para Rondônia e Acre”, explicou o presidente da Telebrás.
“Com essa interligação temos a certeza absoluta que vamos levar a educação, melhor qualidade da saúde pública e fazer intercâmbio através de laboratórios. Com isso, quem está isolado passa a ser integrado ao mundo”, disse o governador Confúcio Moura. “A gente vai globalizar quem é tão localizado. Estou muito feliz, e que esse é um grande passo para o projeto da Infovias”, finalizou.
Participaram também da audiência, a superintendente de Integração do estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel, o gerente de vendas da Telebrás Arthur Dayrel e o assessor da presidência da Telebrás, João Henrique Dourado.