PAINEL POLITICO – CNJ suspende concurso de juiz substituto do TJRO – Por Alan Alex

PAINEL POLITICO – CNJ suspende concurso de juiz substituto do TJRO – Por Alan Alex

PAINEL POLITICO – CNJ suspende concurso de juiz substituto do TJRO – Por Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Suspendeu
O Conselho Nacional de Justiça suspendeu o XIX Concurso Público para Ingresso no Cargo de Juiz Substituto da Carreira da Magistratura do Estado de Rondônia. A decisão foi do conselheiro Ney José de Freitas que acatou pedido de um concorrente que alega ter sido reprovado no exame psicotécnico, que é eliminatório conforme consta no edital. Mas o conselheiro está causando um prejuízo enorme com essa decisão, principalmente no que diz respeito aos demais candidatos aprovados. Muitos já pediram demissão de empregos anteriores e outros estão a caminho de Rondônia, com mala e cuia prontos para assumir o cargo. O correto seria discutir o mérito do requerente sem causar prejuízo aos demais. Traremos mais detalhes sobre o caso nas próximas colunas.
Arrumando confusão
O “imortal” Júlio Olivar, secretário de educação do governo de Rondônia arrumou confusão e das grandes. Ele está sendo acusado pelo professor Francisco Xavier de “tentativa de intimidação”, já que teria mandado alguns assessores “vasculhar a vida do professor” com o intuito de lhe prejudicar de alguma forma. Xavier, que há muito gosta de escrever e publicar suas opiniões em sites e jornais, é figura conhecida e só mesmo Olivar para não saber onde está se metendo.
Calo
Vamos dar uma ajudinha para os assessores do secretário. Francisco Xavier era filiado ao PT de Guajará-Mirim, tendo sido um dos fundadores da legenda naquelas bandas. Foi eleito vereador e combativo, foi responsável por inúmeras denúncias contra o ex-prefeito daquela cidade, Cláudio Roberto Scolari Pilon, que era (ou é ainda) filiado ao PMDB e teve o mandato cassado por cometer inúmeros crimes, entre eles o de vender um trator da prefeitura para um “empresário amigo”. Foi Xavier quem localizou o veículo, chamou a polícia e a coisa veio à público. Também foi Xavier o responsável pela implantação da CPI que revelou dezenas de coisas erradas na gestão Pilon, inclusive o pagamento de advogados contratados pela prefeitura que atuavam na defesa particular do então prefeito.
Pois bem
Xavier ficou desiludido com o PT de Lula, Fátima e Valverde e migrou para o PSOL, legenda que também ajudou a fundar em Rondônia. Como não era dado a populismo, como pagar contas de energia de eleitores ou “dar aquela ajudinha para comprar gás”, não foi reeleito. Deixou Guajará-Mirim e vive atualmente entre Ministro Andreazza e Cacoal. É um dos raros políticos que deixa saudade quando abandona a vida pública, mas continua sua militância como professor e por onde passa suas referências são as melhores possíveis. Seria certamente um secretário de educação de extrema competência por que duas coisas não lhe faltam, conhecimento técnico e muita simpatia. Coisas que em Olivar passam longe.
Artigo
O texto completo assinado pelo professor Xavier publicado sobre o assunto pode ser lido AQUI.
Sem comentários
O PMDB indicou para vice de José Augusto a esposa do conselheiro do Tribunal de Contas José Gomes de Melo, Janilene Vasconcelos de Melo. Não vamos comentar. CLIQUE AQUI e entenda.
Registrou
Mauro Nazif protocolou no final da tarde desta quarta-feira o pedido de registro de candidatura dele e de Dalton di Franco.
Pontapé
Uma reunião para apresentar a um grupo sua candidatura, determinado candidato percebe uma mão levantando. Alguém da platéia fala “se eu soubesse que o senhor seria candidato, não teria me comprometido com outro”. O candidato ficou brabo e deu um “esbregue” no desavisado. Um parente do candidato puxou o desavisado em um canto e deu outro “esbregue”. O caso foi parar na polícia, mas ninguém ainda conseguiu encontrar o B.O. Dizem que esse foi o “pontapé inicial” da campanha.
Especulador
O candidato a vice de Mário Português, “Aílton da Social” é um dos grandes responsáveis pela explosão do mercado imobiliário de Porto Velho e ganhou uma verdadeira fortuna especulando no setor. Ao lado de duas outras grandes, Zoghb e Capital, eles inflacionaram o mercado o quanto puderam no período que antecedeu o início das obras das usinas, jogando no lixo o sonho de milhares de famílias que sonhavam com a casa própria.
Resultado
Como consequência dessa especulação desenfreada, Porto Velho atingiu índices inimagináveis nos valores dos imóveis e não se engane, quem ganhou dinheiro com isso foram eles. E muito. Até mesmo os chamados “empreendimentos para famílias de baixa renda” ficaram comprometidos. O resultado de toda essa celeuma, foi o estouro da bolha. Hoje temos imóveis hiperinflacionados, encalhados e uma especulação acima do normal. Nem mesmo entre os demais corretores ele conseguiu angariar apoio, a prova foi a derrota de sua chapa no Creci, o conselho que rege o setor.
Transparência
Tribunais tem até dia 20 deste mês para publicar na internet os salários de magistrados.
Indenização
A Ceron (Eletrobrás Distribuição Rondônia) e a empresa Eplan Engenharia, Planejamento e Eletricidade Ltda foram condenadas pela Justiça do Trabalho de Rondônia ao pagamento de R$ 1,1 milhão por danos morais e materiais a D.H.A.P., filho menor de empregado vítima de acidente de trabalho. Valtério Luiz Pinto morreu no dia 24 de fevereiro de 2010, quando cumpria à noite um chamado da Ceron para resolver um problema de fornecimento de energia informado por um consumidor de Ariquemes. No local de pouca visibilidade, o poste de madeira em "péssimo estado de conservação" não suportou o empregado da Eplan e quebrou em duas partes. Segundo o laudo técnico, as causas da morte imediata foram o choque hipovolêmico, hemorragia interna aguda e politraumatismo. Cabe recursos da decisão judicial.
Trabalho enobrece
Fernando Oliveira, secretário de Justiça de Rondônia vem conseguindo colocar os apenados para trabalhar, com o apoio da Vara de Execuções Penais e entidades ligadas ao setor penitenciário. Diversos projetos estão em andamento, muitos já sendo executados com sucesso. E ele só não tem feito mais por que gasta boa parte de seu dia em audiências, respondendo problemas deixados por seus antecessores, entre eles Míriam Spreáfico.
Ressocialização
E muitos dos apenados, além de estarem trabalhando, voltaram a estudar, inclusive os de alta periculosidade, condenados a mais de 200 anos de prisão. O reflexo desse trabalho é a tranquilidade que se percebe no sistema penitenciário. Ponto para o secretário e sua equipe.
Aliás
Segurança pública vem sendo um dos destaques no governo de Confúcio Moura. Marcelo Bessa também conseguiu montar uma equipe afinada que vem trabalhando sem grandes sobressaltos. Não podemos dizer o mesmo da educação, de onde surgem quase diariamente denúncias de problemas em escolas da rede estadual de ensino.
Na mira
O ex-chefe da Casa Civil e ex-diretor Geral do Detran no governo Cassol, Juarez Jardim vem respondendo uma série de ações judiciais. A mais recente movida pelo Ministério Público trata de ação declaratória de improbidade e condenatória de imposição de sanções por descumprimento de ordens judiciais no período compreendido entre 21 a 26 de novembro de 2008. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça em razão de mandado de segurança requerido por proprietário de um veículo que teve impedido o licenciamento e transferência de veículo de sua propriedade. O mandado de segurança foi deferido para que fosse expedido o certificado de registro e licenciamento do veículo (CRVL) e suspensas multas de trânsito do veículo, devido a ter sido objeto de adjudicação em hasta pública. O Promotor de Justiça Geraldo Henrique Ramos Guimarães, da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, pede que sendo julgada procedente a ação, o ex-presidente do Detran seja condenado pela prática de atos de improbidade administrativa, sendo aplicada a sanção de multa de três vezes a remuneração que recebia no cargo público que ocupava, acrescido do ressarcimento integral do valor da indenização, e que o Estado venha a ser condenado a título de danos materiais e morais decorrentes dos descumprimentos de ordens judiciais em favor do proprietário do veículo.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3219-3474 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
Como funciona a mente dos deprimidos
Imagine uma situação desfavorável, como chegar atrasado a uma reunião de trabalho e levar uma bronca do chefe. No cérebro de uma pessoa normal a reação é ruim. No cérebro de uma pessoa deprimida ou vulnerável à depressão, este é o gatilho para pensamentos extremos, como “faço tudo errado” ou “sou um fracasso”. Um novo estudo publicado no “Archives of General Psychiatry”, chegou à assinatura no cérebro que demarca esse mecanismo de culpa. Numa situação de culpa, segundo ele, o cérebro dispara o alarme mas não comunica direito e o córtex anterior ativa conceitos sociais negativos, daí o pensamento extremo que leva o deprimido a se autoflagelar. O estudo de imagem funcional envolveu 25 pacientes em remissão de depressão e 22 controles de mesmo sexo, idade e nível de escolaridade. Ao entrar no aparelho de ressonância magnética, os pacientes eram apresentados a várias frases sobre conceitos sociais e isso já gerava uma resposta no cérebro que resultava em imagens coletadas e processadas em formas de mapas de ativação e conectividade cerebral do quanto uma região estava relacionada à outra.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS