A atriz rondoniense Cristina Lago vai participar da minissérie “Descalço Sobre a Terra Vermelha”, uma co-produção Brasil Espanha que contará na TV a vida de dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT), que hoje tem 84 anos. Cristina será uma das protagonistas femininas da série que será exibida no Brasil e na Espanha. No mês que vem ela começa a gravar no Mato Grosso.
Dom Pedro Casaldáliga é um símbolo da defesa dos direitos humanos no Brasil. O missionário catalão chegou ao Brasil em 1968, como conta o jornalista Francesc Escribano no livro homônimo, no qual se baseia a minissérie que será produzida pela TV Brasil, TVc, TVe e Raiz Produções Cinematográficas.
Adepto da teoria da libertação, o bispo tornou-se um missionário da cidadania por defender o rio Araguaia pela sua importância ecológica para o mundo indígena. Dom Pedro também se notabilizou pela luta em prol dos camponeses e pela reforma agrária. Ele nasceu em Barcelona-Espanha, em 1928, foi ordenado sacerdote em 1952, e veio em 1968 para a Amazônia Legal.
A atriz Cristina Lago, que é de Ouro Preto do Oeste, terminou recentemente as gravações do curta-metragem “O Casamento de Mário e Fia”, e falou da expectativa do novo trabalho. Ela demonstra que está pronta para mais este desafio na sua carreira.
“Vamos gravar no Mato Grosso em julho, agosto e setembro. O elenco é formado por atores brasileiros e espanhóis. Do Brasil temos nomes de destaque como Jackson Antunes, Babu Santana e Eduardo Magalhães, este último acabou de trabalhar na série O Rei Davi na Tv Record”, detalha Cristina.
O papel de dom Pedro Casaldáliga que defendeu a democracia em plena ditadura militar brasileira (1964-1985) e enfrentou latifundiários e posseiros de terras, ficou com o premiado ator espanhol Eduard Fernández, que pode ser visto no último filme de Almodovar: “A pele que habito”.Apesar de Cristina estar engrenando outro trabalho importante, o curta-metragem, idealizado pela atriz com o marido, músico Rodrigo Lima, está em processo de finalização.
Junto a isso estou no processo de finalização do filme curta-metragem “O casamento de Mário e Fia”. Meu primeiro projeto pessoal de cinema junto com o Rodrigo Lima. Terminamos as filmagens em março e assim que a edição for concluída vamos inscrevê-lo em vários festivais nacionais e internacionais de cinema.