A Igreja Metodista Wesleyana Central de Porto Velho e a entidade Mãos Unidas Pelo Autismo (MUPA), de Manaus – AM estão organizando neste sábado (05) e domingo (06), um ciclo de palestras com o tema: “Intervenção Precoce no Desenvolvimento Global da Criança com Autismo”, no Rondon Palace Hotel. Assim que foi divulgado nas igrejas, as vagas foram preenchidas. A Metodista Wesleyana Central tem como projeto o atendimento de crianças e adolescentes com autismo e dos familiares, e inclusive, já está providenciando as instalações para a realização deste trabalho, após capacitação de profissionais voluntários.
A iniciativa partiu da pedagoga Marxlene Bezerra Vieira, mãe de uma pré-adolescente autista e obteve total apoio do pastor presidente da Igreja Metodista Wesleyana Central, reverendo Ricardo Alexandre que tem uma visão social, de uma igreja família e sensibilizou-se com a falta de atendimentos especializados para crianças e adolescentes com autismo ou síndromes semelhantes.
O objetivo deste ciclo de palestras é capacitar profissionais das diversas áreas de atuação profissional para atendimento de crianças com autismo e síndromes similares; estabelecer parcerias com instituições pública e/ou privada para o atendimento de crianças que apresentam essas disfunções; favorecer o desenvolvimento social, psicológico e familiar da criança; bem como, capacitar voluntários, pais e profissionais para o atendimento dessas crianças.
Serão abordados temas como: “O Meio Aquático como Espaço Inovador para Criança com Espectro Autista”; “Psicopedagogia e Autismo”; Estimulações para Atraso de Linguagem”; “Abordagem da Terapia Ocupacional no Autismo”; “Metodologias e Aprendizagem de Criança com Autismo”; e, “A Intervenção Multidisciplinar no Autismo”.
O evento tem como palestrantes Socorro Santos (mestre em educação especial, pedagoga e psicopedagoga); Carla Mota (educadora física); Débora Brandão (terapeuta ocupacional); Lucicleide Marcelino (pedagoga e psicopedagoga) e Marides Farias (fonoaudióloga com especialização em motrocidade orofacial). As palestrantes são todas da MUPA de Manaus.