Numa ação do Ministério da Justiça (MJ), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), foram repassados R$ 13 milhões a Gerência Especializada em Fronteiras (Gesfron), para ser empregado na reestruturação das unidades operacionais do Gesfron que fazem parte do plano de estratégia nacional de segurança de fronteiras do governo federal.
Em todo o Estado 12 municípios serão contemplados com os recursos. Guajará-mirim, Alta Floresta, Cabixi, Costa Marques, Nova Mamoré, Alto Alegre dos Parecis, Pimenteiras, São Francisco, Campo Novo de Rondônia, Buritis, Vilhena e distrito de Abunã receberão os investimentos.
O chefe do núcleo de policiamento ostensivo do Gesfron, tenente PM Eneas Soares, disse que o recurso será empregado na fiscalização das fronteiras, tanto na parte de inteligência policial, quanto na parte operacional de emprego de tropa. “serão comprados novos equipamentos, armamentos e viaturas que auxiliarão a tropa nas operações”, disse.
O Gesfron tem previsão de implantar até o ano de 2016, Unidades Especializadas em Fronteiras (Unesfron) nos principais municípios de fronteiras do Estado, inclusive o município de Vilhena que é considerado o corredor de entrada e saída do Estado, onde a fiscalização tem que ser mais intensificada.