Pesquisas revelam aumento no número de obesos na capital

PORTO VELHO - Pesquisas revelam aumento no número de obesos

Pesquisas revelam aumento no número de obesos na capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Alimentação rica em calorias e pouco nutritiva aliada ao sedentarismo podem causar doenças. Atenta aos dados de uma recente pesquisa sobre hábitos alimentares realizada pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está divulgando à população de Porto Velho o programa de Obesidade, da Policlínica Oswaldo Cruz (POC). Hoje considerada uma questão de saúde pública, a obesidade pode ocasionar diversas doenças dentre elas vasculares, cardiovasculares, hipertensão, coluna e em alguns casos extremos até câncer, doenças que podem ser facilmente evitadas se combinar uma alimentação saudável, exercícios físicos e acompanhamento médico.
Divulgada na última terça-feira (10) a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada no ano passado pelo Ministério da Saúde em nível nacional, traz dados interessantes sobre hábitos alimentares dos portovelhenses. De acordo com a investigação, o percentual de obesos na capital passou de 12,8% em 2006, para 16,4% em 2011. Com relação ao excesso de peso, os números indicam um aumento de 41,8% para 49% no mesmo período.
Prevenção
Retomado em novembro de 2011, o Programa de Obesidade comemora resultados positivos. Segundo a diretora-executiva da Policlínica Oswaldo Cruz, Ana Maria Negreiros, o trabalho é realizado com acompanhamento de grupos de 20 pessoas. “Tivemos êxito neste último grupo, com casos comprovados de emagrecimento e consequente melhora na qualidade de vida”, ressalta a diretora.
Segundo a nutricionista do POC, Elody Lube, “o sedentarismo, a grande oferta de produtos industrializados, o aumento da depressão ou problemas emocionais, aliados ao stress e a genética são alguns dos fatores que agravam o quadro e contribuíram para o resultado da pesquisa”. Ela ressalta que hábitos culturais como o consumo de farinha nas refeições e a carência de saladas e frutas na alimentação também colaboram para a obesidade.
Tais hábitos podem ser modificados conforme as pessoas são esclarecidas, assegura a nutricionista. O Programa de Obesidade da Policlínica conta com uma equipe constituída por clínico geral, nutricionistas e psicóloga. São cerca de 250 atendimentos realizados por mês e o acompanhamento não é indicado apenas para pessoas obesas, mas se trata de uma questão de saúde. “São pessoas com diabetes, hipertensão, dislipidemia (colesterol e triglicerídios) e constipação (intestino preso) que necessitam de acompanhamento”, esclarece a nutricionista.
Benefícios
A prevenção e tratamento destas doenças são listados como os primeiros benefícios do acompanhamento, mas além destes ganhos, a alimentação correta pode proporcionar ainda mais disposição, energia e melhora na auto-estima e da imunidade.
Ao contrário do imaginário popular, a nutrição não requer grandes investimentos. “Aqui nós trabalhamos de acordo com o cliente. Primeiro na consciência, pois muitas vezes a pessoa gasta com bolachas, biscoito recheado, refrigerante e frituras, mas não compra um pé de alface”, alerta Elody.
Para os interessados no programa, a forma mais fácil de conseguir atendimento é através do encaminhamento em postos de saúde municipal. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3217-7960.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS