Com a proximidade da Semana Santa o mercado do peixe de Porto Velho começa a movimentar pescadores de varias colônias da capital que já estão com seus estoques prontos para atender a demanda dos cristãos portovelhenses.
Segundo o presidente do Sinpespro (Sindicato dos Pescadores Profissionais de Rondônia), Valter Canuto, os problemas da falta de peixe no Alto Madeira após o inicio da construção das usinas do rio Madeira não afetará a venda já que grande parte do abastecimento do mercado é oriundo de trabalhos de piscicultura desenvolvidos em toda a região.
Os preços
Os preços em geral provavelmente não irão baixar, porém peixes nobres como Dourado, Jatuarana e Tucunaré que atualmente são considerados em falta no mercado certamente ficarão com valor acima do normal.
O quilo do peixe Dourado que em média custa entre R$ 18 e 20 reais, durante toda essa semana custará entre R$ 20 e 23 reais. Outra noticia ruim para os cristãos que não irão consumir carne vermelha durante a Semana Santa é que não poderão comer a carne do Pirarucu, peixe bastante apreciado por cozinheiros de toda a região Norte do país, isso devido a uma lei que proíbe a pesca e comercialização do peixe durante cinco anos.
Para aqueles que prezam pelas tradições católicas porém não tem condições financeiras de comprar um peixe mais “nobre”, uma ótima opção é o Tambaqui, peixe que oferece custo beneficio ao consumidor, uma carne saborosa com um preço que fica entre seis a oito reais o quilo.