Agricultores de Porto Velho ameaçados de despejo recorrem à Assembleia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma comissão de agricultores do setor chacareiro de Porto Velho (Zona Leste – bairro Jardim Santana) buscou nesta segunda-feira (05), apoio na Assembleia Legislativa, em decorrência da ameaça de despejo, conforme decisão da Justiça Estadual. Eles foram recebidos em audiência pelos deputados Hermínio Coelho (PSD), presidente em exercício; Maurão de Carvalho (PP), vice-presidente; e Luiz Cláudio (PTN), presidente da Comissão de Agricultura da ALE.
Integraram a comissão de agricultores os seguintes dirigentes: Luiz Dionísio de Souza, presidente da Associação dos Produtores Hortifrutigranjeiros do Vale do Sol; e Gilberto Pereira (Jacaré), presidente da Associação Boa Safra. As entidades representam aproximadamente 800 famílias que ocupam o local desde o ano de 2000.
Durante o encontro foi relatado à ameaça de despejo, o que vem gerando um grande drama, pois se trata de chácaras produtivas, integrantes do intitulado “cinturão verde”, que, além de abastecer os mercados, atende ainda mais de 60 escolas com produtos para a merenda escolar. Foi citada ainda a expressiva criação de galinho e porco.
O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho, defendeu a retomada das negociações, com uma intervenção mais positiva da Prefeitura da Capital, Governo Estadual e do Incra. Segundo ele, devido à inobservância de algumas exigências administrativas, é questionável a titulação da área, existindo a possibilidade da retomada desta região por parte da União, conforme processo em andamento na presidência do Incra. O deputado Luiz Claudio defendeu a realização de audiência pública para discutir esse problema social e suas implicações em caso de despejo. O deputado Maurão de Carvalho manifestou seu apoio e defendeu a negociação como forma de superar este problema.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!