Prefeitura cadastra propriedades rurais para recuperação de áreas degradadas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Prefeitura de Porto Velho está cadastrando propriedades rurais para os serviços de destoca, gradagem e incorporação de calcário por conta do Município. O Programa de Recuperação de Áreas Degradadas é coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric). O objetivo é incorporar áreas improdutivas ao processo de produção, além de impedir novos desmatamentos na região.
O secretário adjunto da Semagric, Jeoval Batista, declarou que a Prefeitura recebeu uma grande quantidade de pedidos das associações de produtores rurais para a execução dos serviços. Até o final de março, reuniões serão realizadas na sede das entidades para o cadastramento das propriedades. Em seguida, será elaborado um calendário de serviços a serem executados a partir de abril, quando acaba o período chuvoso.
De acordo com Batista, o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas representa inúmeras vantagens para o homem do campo, que sem onerar seu orçamento, passa a ter uma boa parte de suas terras pronta para o plantio. Com isso, tem a oportunidade de aumentar a sua produção e a renda para a família, o que resulta em melhor qualidade de vida. Outra vantagem, é que ele contribui para com a preservação da natureza e a qualidade dos produtos que serão colocados à disposição do público consumidor
Números
Dados da Semagric indicam que em 2011 a prefeitura realizou serviços de gradagens em mais de 2.500 hectares de terra e destoca em 1.050 hectares. “Nossa meta era fazer 2000 hectares de gradagem e 1 mil de destoca. Esses números indicam que nós conseguimos superar o que foi planejado”, comemorou. Quanto ao calcário, o secretário informou que foram incorporadas 1.800 toneladas do produto.
Para 2012, a Prefeitura, através da Semagric, espera atingir ou até mesmo superar o que foi feito no ano passado. O secretário apela para que os produtores aproveitem o benefício, já que os custos para a recuperação de áreas degradadas são altos. “Estamos divulgando esse serviço através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e das associações de produtores”, disse.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!