A destruição de várias mudas plantadas pela Prefeitura de Porto Velho em trechos na Avenida Jorge Teixeira (próximo ao aeroporto) deixou o secretário José Gadelha, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), revoltado. O secretário esteve no local verificando as plantas, algumas com os galhos quebrados, outras quebradas ao meio. As plantas já estavam bem desenvolvidas, o que aumentou a indignação do secretário. “Isso aqui não pode-se dizer que foi ação do vento. Elas foram quebradas à mão. Dá para ver que foi feita uma trilha de plantas quebradas”, disse.
Por conta da ação dos vândalos, o secretário José Gadelha orientou a população a denunciar quem for visto danificando plantas. “Pedimos que a população que nos ajude no sentido de evitar que mais mudas sejam perdidas por causa do vandalismo. É só acionar o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, ou a própria Sema pela Linha Verde, que tomaremos as medidas cabíveis”, orientou José Gadelha. A linha Verde, da Sema, é o telefone do Disk Plante uma Árvore, o 0800-647-5445.
Ainda na tarde desta sexta-feira, 09, o secretário adiantou que os técnicos da secretaria estarão no local para verificar o que pode ser feito para salvar as plantas. Mas em alguns casos, o secretário adianta que será necessário fazer a reposição da muda porque dificilmente a planta irá vingar. “Isso é lamentável. A população vem, pede para arborizamos a cidade. A prefeitura elabora um programa de plantio, as mudas são plantadas e quando ela começa a se desenvolver vem alguém para destruir tudo. Isso aqui tem um custo para o município. É dinheiro do contribuinte que é investido nesse programa”, afirmou.
A meta da prefeitura é plantar, só este ano, cinco mil mudas em toda Porto Velho. Os plantios ocorrem tanto na zona urbana como também nos distritos.