A Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal – ULSAV, da Idaron de Ouro Preto do Oeste, realizará a vacinação assistida em aproximadamente cem propriedades rurais localizadas na Linha 63, km 8, que dá acesso à rodovia 470.
De acordo com Peterson Piovezan Barbosa, chefe da Idaron de Ouro Preto, tal ação tornou-se obrigatória depois que funcionários da prefeitura encontraram na região 430 doses de vacinas utilizadas no combate à febre aftosa jogadas a margens de uma estrada vicinal.
Peterson explica que, devido ao risco de que alguma propriedade não tenha vacinado seu rebanho, será necessária essa vacinação assistida. “Após serem encontradas essas doses jogadas fora, e pelo fato de não termos localizado o proprietário desse medicamento veterinário, torna-se obrigatória a vacinação assistida, pois essa área apresenta risco sanitário”, alertou o feche da Idaron.
Já foram notificadas 94 propriedades, e os proprietários terão três dias para comparecerem ao escritório da Idaron de Ouro Preto do Oeste para agendarem a vacinação assistida.
Exigências no momento da vacinação:
• Local correto da aplicação da vacina;
• Higienização da agulha;
• O bom estado de uso do aparelho de vacinação (pistola), que deverá estar injetando 5 mililitros por cada aplicação.
• O acondicionamento correto das vacinas na temperatura entre 2 e 8 graus Célsius.
31ª campanha de vacinação
Será lançada oficialmente no dia 15 de outubro, na cidade de Pimenta Bueno, a 31ª campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado de Rondônia. Estima-se que no município de Ouro Preto do Oeste seja vacinadas uma média de 337 mil bovinos.