A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) reitera o convite ao Comando Geral de Greve dos Professores e Alunos para assembleia no auditório da UNIR-Centro amanhã, 28/09/2011, às 16 horas, mesmo o Comando de Greve dos Docentes se negando a participar da reunião, conforme protocolo em anexo.
Em documento datado de hoje, 27, o Comando de Greve dos Docentes informa que não comparecerá à reunião, já que, a partir da deliberação do dia 20 de setembro, decidiu-se negociar com a SESu/MEC e não mais com a Reitoria.
Esta é a terceira reunião marcada pela Reitoria para discutir e apresentar as respostas às reivindicações. A primeira reunião deveria ter acontecido no dia 19 de setembro com os representantes do Comando de Greve dos Docentes e no dia 20 com os representantes dos Acadêmicos. Ninguém compareceu alegando que a reunião deveria ser pública e no espaço da universidade, o que foi acatado pela instituição, já que a reunião de amanhã está marcada para acontecer no auditório da UNIR-Centro e aberta ao público.
A recusa dos manifestantes em discutir questões levantadas pelo próprio grupo na primeira pauta de solicitações tem dificultado a solução iminente e a comunicação das ações da UNIR, confundindo assim, a proposta de democracia que deve existir enquanto instituição pública e seus pares, já que a nova lista de reivindicações promove ataques singulares ao gestor, sugerindo um discurso de ilegalidade da greve.
Apesar da ampla divulgação das ações promovidas pelo Comando de Greve, registramos que, na prática, o efeito não tem ganhado força, já que, após a insistência do Comando de Greve de Professores, nenhum deputado ou senador compareceu à reunião marcada pelo grupo com os parlamentares da bancada federal de Rondônia que deveria ter acontecido ontem, 26, às 9h da manhã, no auditório da Unir-Centro; na tenda montada em frente ao prédio central da UNIR (onde fica a reitoria) para servir de acampamento aos manifestantes, cerca dez pessoas permaneceram alojadas; e, engajados artificialmente no movimento, muitos professores aproveitaram para viajar e resolver questões pessoais.
Assim, a reitoria espera que o comparecimento de todos à reunião de amanhã possa consolidar o processo de democratização da UNIR enquanto instituição pública federal, pautada no discernimento das competências e ações promovidas por gestores, professores, técnicos e alunos.