.jpg) |
O Coordenador Metropolitano de Trânsito, Pedro Nazareno disse que o Detran aperfeiçoou seu atendimento. Com certeza uma Informação um tanto questionavel |
Frustração e indignação, esses são os sentimentos de despachantes, motoristas e proprietários de concessionárias e garagens de carros em todo o estado de Rondônia, após mais de trinta dias de “apagão geral” no sistema RENAVAM, que deu iniciou-se em uma tentativa de reformulação do novo site do DETRAN/RO.
Os prejuízos são coletivos e afetam diretamente desde pequenos despachantes, até gigantes concessionários de marcas famosas de veículos. Em contato com uma empresa de grande porte da capital que já chegou a média de venda de 80 carros por dia, fomos informadas que há mais de um mês nenhum veiculo vendido na loja conseguiu o emplacamento.
“Os clientes ficam extremamente impacientes, chegam a pensar que somos nós que estamos causando essa morosidade, porém ficamos de mãos atadas, esperando que esse problema se resolva por completo”, afirmou o representante da divisão de emplacamentos da concessionária.
Já para os despachantes, o sofrimento é ainda maior, são eles os mais afetados financeiramente com a ingerência apresentada pelo DETRAN/RO, segundo Eliana, da despachante Fenix, os profissionais da área estão há mais de um mês sem um posicionamento definitivo de quando acabará o martírio vivido pela categoria.
“A única informação que temos são notas colocadas no próprio site do DETRAN/RO, afirmando que em breve será resolvido os problemas, porém até agora os problemas só acumulam”, afirmou Eliana.
O caos e a desordem no atendimento do DETRAN/RO chegam a ser tanto, que alguns despachantes afirmaram que para realizar o procedimento de vistoria em um veiculo, é necessário chegar antes das cinco horas da manhã, para tentar pegar uma ficha, e ser atendido várias horas depois.
A parte
Virando as costas para os fatos relatados por quem utiliza diretamente os serviços do DETRAN/RO, o Coordenador Metropolitano de Trânsito, Pedro Nazareno, alegou em matéria publicada nesta segunda-feira (22) em vários veículos de comunicação, que o DETRAN/RO aperfeiçoou seu atendimento e atualmente atende uma média de seiscentos usuários diariamente. Informação um tanto questionável em um estado onde há mais de um mês veículos rodam sem placa por falta de sistema logístico e eletrônico.
Para constatar o fato, acessamos o site do DETRAN/RO e tentamos entrar na tradicional pagina, onde até o final do ano de 2010, bastava apenas colocar o numero do RENAVAM do veiculo, ou o numero da placa para ter acessos às informações. Porém, a surpresa é que não conseguimos, mesmo após varias tentativas, a página que abria acusava erro no sistema. N
No inicio do mês, o diretor do DETRAN/RO, Airton Gurgacz, afirmou que tudo voltaria a completa normalidade no dia oito de agosto, mas, passados várias a situação ao que tudo indica permanece a mesma.
A equipe de reportagem do Rondoniaovivo tentou entrar em contato com o DETRAN/RO através de seu telefone institucional, porém até o final da reportagem não obteve resposta. Situação muito parecida com muitos despachantes do estado que alegam que não conseguem falar com ninguém dentro do departamento que esclareça a situação.