Uma parceria de cooperação técnica está sendo firmada entre as Federações do Comércio dos Estados de Rondônia e do Paraná. O acordo que visa a transferência de tecnologia na área de gestão foi o tema da reunião entre os presidentes das duas entidades.
Durante o encontro, que aconteceu em Porto Velho, o presidente da Fecomércio do Paraná Darci Piana apresentou ao presidente da Fecomércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia, Raniery Araújo Coelho, algumas inovações que serão lançadas no mercado rondoniense, a partir dessa parceria.
Entre as novidades, está o novo modelo da Pesquisa Conjuntural do Comércio que visa produzir indicadores de curto prazo mensais, permitindo o acompanhamento e avaliação do desempenho do comércio varejista no Estado. “No Paraná, essa iniciativa é um sucesso”, disse Darci, ressaltando que as empresas alvo do estudo são definidas de acordo com critérios estatísticos.
São pesquisados quatorze ramos de atividades: Bens Duráveis (lojas de departamentos; móveis, decorações e utilidades domésticas; Cine-foto-som; óticas), Bens Semi-Duráveis (vestuário; tecidos; calçados; livrarias e papelarias), Bens Não-Duráveis (supermercados; farmácias e perfumarias; combustíveis e lubrificantes), Comércio Automotivo (concessionárias de veículos; autopeças e acessórios) e Materiais de Construção.
Raniery Coelho lembrou que essa mesma pesquisa já foi realizada em Porto Velho de 2006 a 2008, mas agora deverá ser reeditada com um formato mais avançando. “Esse levantamento das empresas constitui – se numa vantagem competitiva, porque os empresários e futuros empreendedores do comércio têm à disposição um cenário do que acontece no setor das principais regiões do Estado”, definiu o líder empresarial.
Conforme ressaltou, esse levantamento é apenas um dos serviços que resultarão da parceira firmada com a Fecomercio do Paraná. “Vamos conhecer e trazer para Rondônia, o que existe de mais moderno sobre gestão”, anunciou o dirigente da Fecomércio- RO, que juntamente com uma equipe de técnicos vai conhecer no Paraná algumas experiências as quais podem ser adaptadas para Rondônia.