Auditores europeus verificam vigilância sanitária do rebanho em RO

Auditores europeus verificam vigilância sanitária do rebanho em RO

Auditores europeus verificam vigilância sanitária do rebanho em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) recebeu na semana passada quatro auditores da Europa, sendo um representante da Espanha, outra da França, da Irlanda e Alemanha. Eles vieram avaliar o sistema de defesa sanitária animal e a prevenção da febre aftosa do Estado para vera à possibilidade de Rondônia passar a integrar a área habilitada para exportação de carne de bovino para a União Européia.

Os quatro auditores foram divididos em duas equipes, uma ficou responsável para avaliar a fronteira de Rondônia com Amazônia visitando os escritórios de Porto Velho e Ariquemes. Outra equipe avaliou a fronteira do Estado com a Bolívia, mais precisamente a região de Costas Marques, Porto Rolim, Mato Grosso, Vilhena e Rolim de Moura.

De acordo com o gerente de Defesa Sanitária Animal, Fabiano Alexandre dos Santos, os auditores europeus visitaram neste mês de maio o Estado de Rondônia, Tocantins e Distrito Federal, com o objetivo de habilitar os mesmos para exportação de carne e seus derivados para o mercado Europeu.

Para o diretor executivo do Idaron, Augusto Fernandes Neto, essa visita é de extrema importância para o estado de Rondônia que tanto tem fiscalizado a região evitando a febre aftosa e outras doenças.  

Os auditores conheceram o controle de trânsito animal do estado de Rondônia, a vigilância ativa das propriedades, o cadastramento e controle de rebanhos e o controle de vendas de vacina. Depois desse levantamento de dados colhido nos Estados visitados, a Comissão Européia encaminhará um relatório final ao Ministério da  Agricultura, com o resultado a inspeção e o anúncio se poderá ou não habilitar estes estados para a exportação de carne.

O presidente da Idaron, Marcelo Henrique de Lima Borges, lembrou que Rondônia recebeu o título de zona livre da febre aftosa com vacinação e esse título contou com o apoio dos produtores que sempre tem participado das campanhas de vacinação. Essa parceria do produtor com a Idaron no controle sanitário animal favoreceu Rondônia para que hoje recebesse a visita da Comissão Européia, esse reconhecimento internacionalmente e a possível habilitação para exportação de carne para a Europa.

Em principio, Rondônia tem que ser habilitado primeiro na esfera federal, junto ao Ministério da Agricultura. Depois serão os frigoríficos e propriedades dentro do Estado e, por fim, vem a exportação de carne provinda de propriedades e frigoríficos habilitados pela União Européia. “Essa habilitação irá ajudar a economia do Estado e vai valorizar os produtores”, destacou Marcelo Henrique.

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS