Auditores europeus verificam vigilância sanitária do rebanho em RO
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) recebeu na semana passada quatro auditores da Europa, sendo um representante da Espanha, outra da França, da Irlanda e Alemanha. Eles vieram avaliar o sistema de defesa sanitária animal e a prevenção da febre aftosa do Estado para vera à possibilidade de Rondônia passar a integrar a área habilitada para exportação de carne de bovino para a União Européia.
Os quatro auditores foram divididos em duas equipes, uma ficou responsável para avaliar a fronteira de Rondônia com Amazônia visitando os escritórios de Porto Velho e Ariquemes. Outra equipe avaliou a fronteira do Estado com a Bolívia, mais precisamente a região de Costas Marques, Porto Rolim, Mato Grosso, Vilhena e Rolim de Moura.
De acordo com o gerente de Defesa Sanitária Animal, Fabiano Alexandre dos Santos, os auditores europeus visitaram neste mês de maio o Estado de Rondônia, Tocantins e Distrito Federal, com o objetivo de habilitar os mesmos para exportação de carne e seus derivados para o mercado Europeu.
Para o diretor executivo do Idaron, Augusto Fernandes Neto, essa visita é de extrema importância para o estado de Rondônia que tanto tem fiscalizado a região evitando a febre aftosa e outras doenças.
Os auditores conheceram o controle de trânsito animal do estado de Rondônia, a vigilância ativa das propriedades, o cadastramento e controle de rebanhos e o controle de vendas de vacina. Depois desse levantamento de dados colhido nos Estados visitados, a Comissão Européia encaminhará um relatório final ao Ministério da Agricultura, com o resultado a inspeção e o anúncio se poderá ou não habilitar estes estados para a exportação de carne.
O presidente da Idaron, Marcelo Henrique de Lima Borges, lembrou que Rondônia recebeu o título de zona livre da febre aftosa com vacinação e esse título contou com o apoio dos produtores que sempre tem participado das campanhas de vacinação. Essa parceria do produtor com a Idaron no controle sanitário animal favoreceu Rondônia para que hoje recebesse a visita da Comissão Européia, esse reconhecimento internacionalmente e a possível habilitação para exportação de carne para a Europa.
Em principio, Rondônia tem que ser habilitado primeiro na esfera federal, junto ao Ministério da Agricultura. Depois serão os frigoríficos e propriedades dentro do Estado e, por fim, vem a exportação de carne provinda de propriedades e frigoríficos habilitados pela União Européia. “Essa habilitação irá ajudar a economia do Estado e vai valorizar os produtores”, destacou Marcelo Henrique.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!