Inelegibilidade e improbidade administrativa abrem temas do II Seminário de Direito Eleitoral nesta quinta

Inelegibilidade e improbidade administrativa abrem temas do II Seminário de Direito Eleitoral nesta quinta

Inelegibilidade e improbidade administrativa abrem temas do II Seminário de Direito Eleitoral nesta quinta

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Quando é cabível a condenação do gestor público por atos de improbidade administrativa e como ela influencia no ato do registro da candidatura ou até mesmo da diplomação em função da “Lei do Ficha Limpa”, que alterou as sanções previstas na Lei Complementar 64/90? A abrangência dessa discussão e da sua aplicação para os pretensos candidatos políticos, abre o primeiro dia do II Seminário de Direito Eleitoral que acontece nesta quinta e sexta-feira (26 e 27) no auditório da Ulbra em Porto Velho. Para falar sobre o tema, a mestra e doutora em Direito, pela Universidade de Minas Gerais, com atuação no Direito Eleitoral, Marilda Silveira.
“Pretendo abordar especificamente a questão da improbidade administrativa tratadas nas alíneas “g” e “l” da Lei da Ficha Limpa. Os tópicos aplicáveis e os que não são aplicáveis para a condenação de improbidade, além das minhas considerações particulares quanto a aplicação da Lei ( da Ficha Limpa) nas próximas eleições municipais”, salienta a doutora Marilda Silveira.
Após a palestra de Marilda Silveira, é a vez do advogado, professor universitário e presidente do Instituto de Direito Político Eleitoral e Administrativo (Idipea), Alberto Rollo. Ele vai dar seguimento ao tema falando sobre a aplicabilidade na íntegra da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2012 e também vai apresentar suas considerações pessoais.
O seminário tem a proposta fundamental de promover a discussão no Estado sobre a Reforma Política e Eleitoral que tramita no Congresso Nacional. “Quanto mais nós pudermos levar a sociedade esta discussão, mais fácil se torna o entendimento do que hoje é discutido amplamente pela mídia. Para isso estamos trazendo pessoas com notável conhecimento sobre o tema, a exemplo dos palestrantes do primeiro dia, dos ministros do TSE e do ex-procurador da república e atual senador, Pedro Taques (PDT/MT)”, salienta o presidente do Instituto de Direito Eleitoral de Rondônia (Idero), Manoel Veríssimo.
A realização da segunda edição do seminário já é um sucesso de público, pois das 650 vagas ofertadas, todas estão confirmadas e ainda conta com uma lista de espera de mais de 600 pessoas. “Pensando nesse público, pretendemos instalar telões na parte externa do auditório da faculdade para que todos possam assistir a programação. Mas lembro que os inscritos devem levar os cinco quilos de alimentos, exigidos para participar do encontro”, destaca o presidente do Idero.
Social
O II Seminário de Direito Eleitoral também tem o lado social, pois para participar os inscritos devem levar cinco quilos de alimentos não perecíveis que serão doados ao programa Mesa Brasil do Sesc, a Associação Pestalozzi de Porto Velho e ao Lar dos Doentes de Câncer.
O evento é uma realização do Idero com a participação do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO), Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), Ministério Público de Rondônia (MP/RO), Procuradoria Geral do Estado (PGE/RO), Escola do Legislativo e Câmara Municipal. O II Seminário debaterá temas como: suplência de senador, candidatura avulsa, sistemas eleitorais, data da posse, aplicabilidade da LC/ 135 nas eleições municipais, entre outros. Mais informações e a programação completa no site
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS