PAINEL POLÍTICO – Raupp entra no circuito e pode tirar de circulação “Bocão”, Assis e Batista – Por Alan Alex

PAINEL POLÍTICO – Raupp entra no circuito e pode tirar de circulação “Bocão”, Assis e Batista – Por Alan Alex

PAINEL POLÍTICO – Raupp entra no circuito e pode tirar de circulação “Bocão”, Assis e Batista – Por Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

PHS PEDE CPI DA PISTOLAGEM EM RONDÔNIA. A PIADA SEM GRAÇA DE RAFINHA BASTOS.

Avalanche

Chega a notícia de fonte segura de PAINEL POLÍTICO que está em andamento uma ação para prender Wagner “Bocão” (secretário da Sefin), Francisco de Assis (cunhado do governador) e José Batista (secretário-adjunto da Saúde). As denúncias são de tráfico de influência e outras irregularidades. Essa operação está em andamento desde o ano passado e além desses três, outras figuras estão sendo monitoradas.

Caso

A operação atinja apenas essas pessoas, certamente terá o dedo (ou as duas mãos) do senador Valdir Raupp, que há muito vem demonstrando impaciência com as ações desse trio. Desde o começo Raupp foi contra a indicação de Batista e ele entrou no governo com forte pressão feita pelo cunhado do governador, Francisco de Assis. “Bocão” também não era da preferência do senador e entrou pelas mesmas mãos.

Anulando

Se Raupp conseguir anular Francisco de Assis, vai deixar o governador Confúcio Moura fragilizado. Assis e Cira Moura são as peças principais na linha de defesa de Confúcio e Raupp sabe muito bem disso.

Resultado

Após muito disse-me-disse, Williames Pimentel aceitou a titularidade da secretaria de Saúde. Ele estava relutante porque queria “porteira fechada” e fazia questão da demissão de José Batista do cargo de secretário-adjunto. Não conseguiu. Teve que aceitar as negociações feitas por seu padrinho político, o senador Valdir Raupp que nos últimos dias resolveu “entrar” no governo. E para isso, nada melhor que Pimentel, seu fiel escudeiro.

Acontece

Que Pimentel vai engrossar a já comprida lista de assessores do governo enrolados com a justiça. No caso dele, a Justiça Federal do Mato Grosso, onde tramita a ação que trata de desvios de recursos da Fundação Nacional de Saúde. Pimentel chegou a ser detido pela Polícia Federal na chamada “Operação Higéia”, que na época cumpriu 76 mandados de busca e prendeu 35 pessoas. Tempos depois ele enviou nota à imprensa afirmando que “não existia na Polícia Federal de Mato Grosso nenhum inquérito contra ele”. Realmente, não tem inquérito, tem duas ações (0005798-89.2010.4.01.3600 - 2010.36.00.004267-0).

Confusão

A permanência de Batista na Sesau será temporária. Certamente vão dar um jeito de garantir a “porteira fechada” na secretaria de Saúde. É questão de tempo.

Novas investidas

Mas não vai parar por aí. O senador Valdir Raupp já está de olho na indicação da Casa Civil. Isso porque o atual ocupante do cargo não vem cumprindo satisfatoriamente suas funções. Caso Raupp consiga mais essa indicação, dificilmente Confúcio conseguirá retomar o controle de seu governo.

Conversas

As negociações para a ida de Pimentel para a Sesau tiveram início em Ariquemes, no sábado e continuaram em Guajará Mirim no domingo. Na segunda-feira a noite continuava o impasse em relação a Batista e nesta terça-feira Pimentel aceitou. Porque eles sabem que Batista não fica tanto tempo como acha que ficará. Na verdade, o melhor para o Estado seria se ambos saíssem da Sesau e fossem cuidar de suas vidas, longe do serviço público.

Pistolagem

O presidente do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Herbert Lins protocolou requerimento junto à Assembleia Legislativa pedindo a instalação da “CPI da Pistolagem” para apurar os crimes no município de Alto Paraíso. Ofícios também foram protocolados no Tribunal de Justiça, Ministério Público e ao Governo de Rondônia. Na justificativa, o presidente do PHS lembra de uma série de crimes cometidos no Estado que até hoje estão sem solução, como o da morte do ex-presidente da Câmara de Ouro Preto, Edson Gaspatotto, do vereador Pipi de Alto Paraíso e mais recentemente do empresário César da Farmácia, também de Alto Paraíso.

Homenagem

A Câmara dos Deputados prestou uma homenagem ao ex-deputado federal Eduardo Valverde, morto em acidente de carro no mês passado na BR 364. O deputado federal Padre Ton (PT) propôs batizar a BR 364 com o nome de Rodovia Eduardo Valverde. A sessão de homenagem foi solicitada pelo deputado federal Mauro Nazif (PSB) com o apoio do líder do PT da Câmara dos Deputados, Paulo Teixeira. Estiveram presentes a viúva de Valverde, Mara Regina, seus dois filhos, Dandara e Eduardo Valverde Filho, além da ex-senadora Fátima Cleide, a deputada estadual Epifânia Barbosa.

Faltou

O prefeito Roberto Sobrinho, que não havia comparecido as homenagens em Porto Velho também não compareceu a essa sessão especial da Câmara dos Deputados. Em compensação, Moreira Mendes, Nilton Capixaba, Marinha Raupp e Mauro Nazif, todos de legendas diferentes, prestaram sua homenagem em discursos.

Chegou

Ao Supremo Tribunal Federal no último dia 04 o Mandado de Segurança 30531, impetrado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e pelo Procurador Geral do Estado de Rondônia, contra o Conselho Nacional de Justiça que questiona a determinação do CNJ para que o Tribunal, em sessão, revele os motivos da recusa da lista da OAB para o cargo de desembargador.

Claro

Que essa história vai render muita confusão. Ainda não tem data para o julgamento do mandado de segurança pelo STF. Só esclarecendo, o Mandado de Segurança é uma ação que serve para resguardar Direito líquido e certo, não amparado por Habeas Corpus ou Habeas Data, que seja negado, ou mesmo ameaçado, por autoridade pública ou agentes particulares no exercício de atribuições do poder público. Trata-se de um remédio constitucional, de natureza mandamental, rito sumário e especial.

Concursos

Por uma falha de informação o concurso do IDARON foi citado na coluna anterior como estando “paralisado”. Na verdade os editais de chamamento estão no site da agência (www.idaron.ro.gov.br). Mas os outros estão parados.

Mau gosto

O sem graça “comediante” Rafinha Bastos declarou durante um show que “o povo de Rondônia é feio, tem a cara estranha e que o diabo é rondoniense e teria deixado muitos filhos aqui”. Disse ainda que “Se Deus é brasileiro saibam que ele sacaneou Rondônia”. Claro que esse tipo de imbecilidade nem merece comentários.

Alerta

Um estudo conduzido por Anna Wald, da Universidade de Washington, e Fred Hutchinson, do Centro de Pesquisa do Câncer de Seattle mostrou que há um alto risco de transmissão de herpes simplex tipo 2 (HSV-2), que é mais comum na região genital, por aqueles que nem sabem que têm o vírus e não sentem os sintomas da doença. "Herpes simplex tipo 2 é uma das infecções mais frequentemente transmitidas sexualmente no mundo, com uma estimativa de 536 milhões de pessoas infectadas e uma incidência de 23,6 milhões de casos entre pessoas com idades entre 15 e 49 anos. Nos Estados Unidos, 16% dos adultos apresentam HSV-2, mas apenas de 10% a 25% dos infectados reconheceram a herpes genital. Mais ainda, a maioria das infecções de HSV-2 são de pessoas sem histórico clínico da doença", escreveram os autores. Assim, fica claro que o risco de transmissão sexual não é correlacionado ao reconhecimento dos sinais clínicos e sintomas, mas sim com a atividade do vírus. Os pesquisadores disseram que vários métodos que parcialmente reduzem o risco de transmissão para os parceiros sexuais já foram identificados. "O uso de camisinha, terapia diária com valaciclovir e a revelação sobre a infecção diminui pela metade o risco de transmissão de HSV-2. No entanto, estas abordagens atingem uma porção pequena da população. Uma das razões para um efeito tão limitado é que poucas pessoas sabem sobre sua infecção com HSV2.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS