CineOca estréia temporada de 2011 com homenagem ao Festival de Brasília
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma coletânea dos 10 filmes de curta-metragem em 35 mm, premiados pelo Júri Oficial ao longo de quatro décadas no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, marca o início da temporada do CineOca em 2011, nesta terça-feira, 29 de março, às 20h, no SESC Esplanada. Na quarta-feira, dia 30, no mesmo horário, outra coletânea, de animações brasilienses, o Anima Brasília, será a atração da mostra de março no cineclube.
40 anos em 10 curtas
O DVD comemorativo da 40ª edição do Festival, lançado em 2007 e distribuído aos cineclubes de todo país, reúne importantes diretores com de suas linguagens, gêneros, personagens, cenários e múltiplos olhares do cinema nacional.
A obra, enviada ao CineOca por uma das coordenadoras do projeto, a produtora e cineclubista Ana Arruda Neiva, tem caráter de formação de público e propõe valorização da discussão sobre o cinema brasileiro.Representativos das 4 décadas de Festival, os curtas foram escolhidos por uma curadoria convidada formada por renomados profissionais de cinema que acompanham o Festival há várias edições: Vladimir Carvalho (cineasta, documentarista), Sérgio Moriconi (cineasta e crítico de cinema) e Fernando Adolfo (coordenador geral do Festival).
O festival
O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, primeiro grande evento de cinema no Brasil, nasceu em 1965 como 1ª Semana do Cinema Brasileiro, logo após a implantação do Regime Militar, como forma de expressão de uma intelectualidade pulsante e criativa, que marcava a cena na Nova Capital. Em 1967 passou a se chamar Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Durante seus primeiros anos, o Festival resistiu com êxito a contratempos da política e desde 1975 acontece de forma ininterrupta e marcada pelo ineditismo dos filmes competidores. Já em seus primórdios repercutia nomes que iriam marcar a história do cinema brasileiro. Desde então, vem revelando sucessivas gerações de diretores com enorme talento.
Anima Brasília
O projeto Anima Brasília, que será apresentado na quarta-feira, às 20h, pelo CineOca e SESC, conta com cinco curtas de animação, produzidos pela OZI e assinados pelo diretor Alê Camargo. Os filmes Calango!, Rua das Tulipas, A Ilha, Knossos e Aziz já participaram de mais de 100 festivais e, juntos, conquistaram mais de 50 prêmios em festivais no Brasil e em outros países. A produção e distribuição também é da Cult Vídeo, que coordenou o projeto anterior.
O CineOca
Fundado em 2005, o CineOca, cineclube de Rondônia, tem como proposta difundir a linguagem cinematográfica, sobretudo as produções nacional, regionais e alternativas, que dificilmente chegam no circuito comercial. Sempre de forma gratuita.
A idéia é fomentar a discussão, contribuir para formação de platéia e melhorar o nível cultural e crítico do público. Nesse sentido, trabalha em parceria com diversas instituições, entre elas os SESC e a Associação cultural Cuniã, no bairro Tucumanzal, onde ocorre o projeto CineOquinha, voltado para crianças e adolescentes. A coletânea Anima Brasília também será exibida no espaço, no próximo mês.
No primeiro semestre de 2011, o CineOca fará, em parceria com o Cinesesc, uma mostra a cada mês (sempre na última semana) dedicada a diferentes Estados da federação. Depois do Distrito Federal, o homenageado será a Bahia, com uma coletânea de curtas daquele estado, prevista para o mês de abril.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!