O presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – Idaron, Marcelo Henrique Borges, iniciou nesta terça-feira, 25, uma séria de visitas e reuniões pelo interior do estado. O principal objetivo é conhecer a realidade do estado e as estruturas físicas das unidades do Idaron, estabelecendo e fortalecendo uma parceria de ações entre o Idaron e os produtores em Rondônia.
Com a visita, o presidente do Idaron passará por Ji-Paraná, Alvorada d’Oeste, São Miguel, Seringueiras, São Francisco, São Domingos, Costa Marques, entre outras localidades. Em São Miguel, Marcelo Henrique, já tem agendada uma reunião com membros da Associação dos Produtores do município, onde serão discutidas melhorias de produção e debatidas algumas demandas dos produtores.
O presidente do Idaron também realizará uma visita a Fazenda Pau D’Óleo, para ver a realidade do local e iniciar um projeto para garantir a segurança sanitária do estado. “Naquela região temos um grande rebanho de Búfalos e o presidente foi até lá para ver o real estado desse rebanho e posteriormente planejar algumas ações em favor da segurança sanitária em Rondônia”, reforçou a diretora técnica do Idaron, Caroline Cadamuro.
A Fazenda Pau D’Óleo ficou famosa, quando, na década de 50, o governo de Rondônia trouxe da Ilha de Marajó, no Pará, 30 búfalos, com o objetivo de que o rebanho produzisse leite e carne, contribuindo assim para o desenvolvimento das famílias de baixa renda, que iriam receber o animal. Com a inoperância do Projeto os búfalos foram soltos na floresta e acabaram se instalando onde é hoje a Reserva Biológica do Guaporé (Rebio Guaporé). Hoje, os mais de cinco mil búfalos que lá vivem transformaram-se em um problema ecológico para o local.