A Câmara Municipal de Porto Velho discutiu na manhã de ontem, dia 8, a possibilidade de efetivar uma parceria entre os municípios da Capital e Canutama, na fronteira de Rondônia como estado do Amazonas. Ficou acertado que haverá, proximamente, outro encontro em Audiência Pública, como o de hoje, desta vez com a participação do executivo e legislativo daquele município e de representantes dos dois estados para buscar uma saída para os graves problemas que fez o povo vir pedir socorro em Rondônia.
Na audiência pública de ontem, dirigida pelo vice presidente da Câmara, vereador Eduardo Rodrigues(PV), e solicitada pelo vereador Marcelo Reis(PV), estavam presentes lideranças rurais e políticas do Canutama entre elas o senhor Nilson Garci; o deputado federal Agnaldo Muniz – que assumiu no lugar do ex-deputado Natan Donadon – e os secretários Marcelo Fernandes da Semosb e José Wildes, da Agricultura do governo municipal de Porto Velho.
A líder do executivo, vereadora Epifânia Barbosa(PT), posicionou-se favorável a ajudar a população do município vizinho que buscam apoio em Porto Velho, mais próximo que Manaus. “Na verdade, já ajudamos. Mas não compactuo com atitude irresponsável de dirigentes que simplesmente jogam seus problemas para outros resolverem”.
O vereador Jurandir Bengala(PT), foi quem propôs a realização de uma nova audiência com os demais responsáveis pelos municípios da fronteira. “Temos que dá uma resposta, de preferência positiva, para nossos irmãos da fronteira” disse ele.
O secretário da Semosb informou que já vem atendendo algumas solicitações. “Mas tenho que ater ao limite da lei”, concluiu. O titular da Agricultura falou dos programas de sua pasta que podem ajudar a comunidade rural como o reaproveitamento de capoeiras, a distribuição de calcáreo e de equipamentos para a agroindústria familiar.