Policiais Militares em atendimento a uma solicitação efetuada por uma vítima que acabara de ter seu aparelho celular roubado nas proximidades da Rua Rio de Janeiro com a Plácido de Castro, o qual esta informava que encontrava-se também em poder do elemento um notebook e um filmadora, passaram a fazer uma varredura por quintais de residências da referida localidade, sendo que durante as buscas o elemento aparentando estar sob efeito de drogas surgiu de um quintal e investiu contra a guarnição da PM com socos e ponta pés, tentando também tomar a arma do policial militar que revidou, efetuando seis disparos para o chão como forma de advertência, sendo que um dos tiros atingiu de raspão o pé de Vanderlei, e após o uso da força para imobiliza-lo o elemento foi detido e conduzido para DPC, onde mesmo estando ferido e algemado continuou a realizar agressões e provocações aos policiais. O elemento foi flagranteado por roubo e posteriormente conduzido ao presídio local.
Pesquisas feitas em nome de Vanderlei deram conta de que o acusado já respondeu, quando ainda era menor, pelo crime de latrocínio (Roubo seguido de morte), entre outros delitos.
A filmadora recuperada de marca Sony, encontra-se na delegacia a disposição de seu proprietário. Já o celular e o notebook não foram encontrados, pois Vanderlei disse que já havia escondido os objetos e não informaria onde estavam.