O resultado da corrida presidencial em Rondônia mostrou o que o eleitor do Estado vem pensando em relação à atual administração do Partido dos Trabalhadores. Reflexo ou não do quem vem acontecendo em Porto Velho, o fato é que José Serra contabilizou 358.000 (Trezentos e cinqüentas e oito mil) votos, mais de trinta mil votos em comparação com a candidata do Partido dos Trabalhadores, Dilma Rousseff.
Fato que pode causar certa estranheza, tendo em vista que o estado de Rondônia, e em especial a capital, foi uma das localidades que mais recebeu investimento do governo federal em todo o país, muitos deles injetados em Porto Velho através do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) projeto utilizado durante toda a campanha como um dos principais atos do governo Lula. Porém agora vai a problemática da questão, como pode um dos Estados que mais recebeu recursos do governo federal perder para o candidato à oposição da presidência da republica?
No ano passado a até então Ministra Chefe da Casa Civil e hoje candidata à presidência da república Dilma Rousseff, afirmou que Rondônia havia recebido até o mês de junho de 2009 a quantia de 1,3 bilhão, oriundos do PAC para obras de saneamento e habitação, entre essas obras estava a construção de mais de mil moradias em Porto Velho, obras como os condomínios Cuniã I, II e III, encabeçam uma pequena lista de habitações que ainda não foram entregues a comunidade.
O dinheiro do PAC em Porto Velho é tanto que a prefeitura de Porto Velho fundou a SEMPRE (Secretaria Municipal de Projetos Especiais), órgão responsável pelo gerenciamento das obras do PAC. Porém nem mesmo o secretário da SEMPRE, Israel Xavier, conseguiu eleger-se nas eleições 2010, após ser derrotado nas urnas, voltou a chefiar e secretária e tem como desafios terminar as várias obras em andamentos, atrasadas, ou paralisadas, que estão sobre tutela de sua secretaria.
Então se uma das principais vitrines de campanha do governo Lula não foi capaz de fazer com que a maioria do eleitorado do estado votasse na candidata Dilma Rousseff, algo está acontecendo. Ou esses investimento não estão sendo bem aplicados ou uma incompetência geral toma conta por parte daqueles que gerenciam os mais de um bilhão de reais investidos na “era Lula” em nosso estado.
A resposta parece ter sido apresentada pela população rondoniense através das urnas, não apenas com a vitória de José Serra, na capital e vários municípios do estado, como também com os mais de cem mil votos obtidos pela candidata do PV, Marina Silva.
Fica a pergunta a Dilma Rousseff: Como você perdeu em Rondônia mesmo com um investimento de mais de um bilhão de reais no estado? Será que você precisa avaliar melhor quem está ao seu lado?