Vivendo a 3.500 quilômetros do estado natal, gaúchos moradores de Rondônia fazem questão de manter vivas suas tradições e raízes. Todos os anos, em setembro, comemoram a Semana Farroupilha, que relembra a revolução de mesmo nome ocorrida no Rio Grande do Sul, no século XIX.
O projeto História no Ponto, através da Revista de História da Biblioteca Nacional, em parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, promove no próximo dia 18, no Ponto de Cultura Gaudérios do Norte, uma programação voltada para a data. O projeto traz historiadores com artigos já publicados na revista para discutirem assuntos ligados ao cotidiano ou às peculiaridades de cada região.
O Ponto de Cultura Gaudérios do Norte, que faz parte dos quase mil Pontos de Cultura espalhados pelo país, atua nas comunidades gaúchas localizadas em Rondônia, mantendo vivas as tradições do Rio Grande do Sul. No local, alunos da rede pública vivenciam a prática de danças e músicas típicas do estado, fortalecendo os laços familiares.
Na programação, está previsto um debate com Vinícius Oliveira, mestre em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), do Rio Grande do Sul, às 16h, que vai abordar o tema Escravos Farrapos, assunto do artigo publicado por ele em julho desse ano na revista. Já às 18h30, é a vez da apresentação do grupo de danças gaúchas Gaudérios do Norte. A atração da noite será o Baile de Fandango Gaúcho da Serra Farroupilha, às 22h. O evento será registrado no site (balaio.rhbn.com.br).
História no Ponto vai promover ainda debates em nove dos Pontos de Cultura. Os próximos são nos estados de Mato Grosso, Pernambuco, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Amapá, Tocantins e Ceará. A iniciativa já passou nos estados de Goiás e São Paulo, nos meses de agosto e setembro, respectivamente.
A RHBN, que conta com o patrocínio da Petrobras, é mensalmente nas escolas públicas e nos Pontos de Cultura de todo o país. Mais informações no site www.revistadehistoria.com.br/balaio.