O segmento madeireiro já foi a principal economia do município de Espigão D'Oeste e responsável pelo desenvolvimento do comércio da região. O setor ainda é forte na cidade e conta atualmente com mais de 40 empresas no ramo, mesmo assim, os empresários do segmento madeireiro reconhecem as grandes dificuldades pelas quais passam para continuar “sobrevivendo e mantendo os empregos”. Questionado por vários empresários e também nas entrevistas concedidas nas rádios do município na última sexta-feira (10), Miguel de Souza (PR), candidato a vice-governador na chapa de Expedito Júnior (PSDB), afirmou que sendo eleitos, ele e Expedito pretendem criar políticas públicas para garantir a manutenção e incremento desta área.
“O setor madeireiro ainda é o setor que mais gera empregos e mais paga impostos em vários municípios do nosso estado, portanto, precisam de atenção especial dos governantes. Por isso, entre as nossas propostas, vamos estimular o setor através de crédito fácil para o reflorestamento, bem como aumentar as parcerias com órgãos como a Embrapa para implantar a política de integração Lavoura-pecuária-floresta com o objetivo de recuperar áreas degradadas”, falou Miguel de Souza em várias reuniões no município.
O candidato a vice-governador da coligação “Unidos para Avançar” (PSDB, PR, PSC, PTC, PTdoB e PRB), destaca que é perfeitamente possível alcançar o desenvolvimento sustentável e incentivar o setor madeireiro, garantindo a manutenção das empresas e a geração de mais emprego e renda à população. Para isto, é que no plano de governo dos candidatos, está se propondo a criação da Agência Estadual da Biodiversidade, ficando esta agência responsável em buscar soluções e fomento para o desenvolvimento e regularização dos setores primários da economia de Rondônia, a começar pela regularização das terras e melhor detalhamento do Zoneamento Sócio-Econômico do Estado.
Miguel de Souza aproveitou a visita em Espigão para fazer algumas caminhadas no comércio acompanhado dos coordenadores da região, distribuir o plano de governo à população e fazer reunião com os multiplicadores no comitê local. Miguel também anunciou um grande comício da Cavarana da Vitória do 45 marcado para acontecer na cidade no próximo dia 18 (sábado).