Aproveitando a realização da Feira Multisetorial organizada pelo Sebrae em Rondônia realizada no último final de semana, a associação Comercial de Guajará- Mirim convidou os candidatos ao governo de Rondônia Expedito e Júnior e Miguel de Souza, da coligação “Unidos para Avançar” (PSDB, PR, PSC, PTC, PTdoB e PRB), para exporem suas propostas voltadas para o desenvolvimento do município. A grande preocupação dos empresários é a situação de abandono em que a região se encontra o que está deixando o município em desvantagem com os demais de Rondônia.
“Os filhos de Guajará estão saindo daqui para estudar e não voltam mais”, reclamou o presidente da Associação Comercial de Guajará-Mirim, Márcio Badra.
Conhecedor das grandes carências da região, Miguel de Souza alertou o grupo e os fez compreender que Guajará tem a grande vantagem de estar mais perto do Pacífico que Porto Velho. Com a nova BR-425, obra que está sendo executada com recurso do governo federal, via DNIT, a região se beneficiará com uma nova logística de transporte, um dos pontos positivos que contribui para a agroindustrialização.
Quanto as questões tarifárias levantadas no encontro, Miguel falou sobre a criação da Agência de Desenvolvimento proposta no plano de governo dos candidatos e que esta agência será a grande fomentadora dos projetos para propiciar aos empresários de Rondônia, oportunidades de novos negócios para indústria, serviços, infraestrutura, habitação e novas tecnologias, a exemplo da implantação do porto seco, porto digital e da instalação da Zona de Processamento de Exportação.
Para dar maior garantia do compromisso com a região fazendo com que os empresários acreditem no potencial do município, Miguel de Souza destacou que “as indústrias se instalam onde o Estado indica. É o Estado que tem que avaliar qual a região que precisa desse investimento para poder desenvolver e no nosso governo vamos priorizar estas regiões mais carentes”, salientou.
Mesmo assim, Miguel defendeu que independente do processo de industrialização reivindicado pelos empresários, também seria necessário investimento de novas tecnologias para aproveitar a área produtiva. “Precisamos primeiro criar condições para aumentar o poder aquisitivo da população e uma das alternativas e aproveitar a área produtiva do município e investir em novas tecnologias de produção, desta forma entra dinheiro novo no comércio”, explicou Miguel de Souza.
Expedito Júnior reforçou que desafia qual candidato que tem um plano de governo assumindo compromisso especificamente com Guajará-Mirim. “Além de tudo que já falamos sempre que estamos aqui, incluímos Guajará em nosso plano de governo no que tange desenvolvimento e infraestrutura. Em nosso governo não vamos virar as costas para vocês e com certeza nosso grande compromisso é com a industrialização e vamos buscar todas as medidas legais para trazer um novo tempo a Guajará-Mirim”, finalizou o candidato.