JIRAU
A usina de Jirau que inicialmente foi projetada para gerar 3.450 megawatts de energia até 2015, ao que tudo indica irá aumentar sua capacidade de geração para 3.750 megawatts. O presidente da Energia Sustentável do Brasil, Victor Paranhos, afirmou também que as obras da usina já estão com 20% prontas.
JIRAU II
Para aumentar essa capacidade de geração de energia a Energia Sustentável solicitou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a permissão para instalar quatro novas turbinas.
IVO CASSOL
O ex-governador de Rondônia e pré-candidato ao Senado Federal, Ivo Cassol, teve sua candidatura indeferida na tarde desta terça-feira (3). A alegação foi que o ex-governador havia sido condenado por captação ilícita de sufrágio e abuso do poder político e econômico nas Eleições Gerais de 2006, o que o tornaria inelegível.
IVO CASSOL II
Nem o fato de Cassol ter sido absolvido pelo TSE pelas mesmas acusações no inicio desse ano tirou a conclusão do relator do processo, o juiz federal Èlcio Arruda, decidiu pelo indeferimento da candidatura.
CAVALGADA NÃO É CARNAVAL
Interessante a decisão tomada pelo Ministério Publico Estadual em impedir a participação de blocos na cavalgado que será realizada em Ouro Preto do Oeste. Em Porto Velho uma decisão parecida também impediu que blocos participassem da tradicional cavalgada da Expovel. O fato é que a “carnavalização” dessas cavalgadas já estava se tornando comum no estado, fato que tira todo o aspecto cultural do que representa uma cavalgada.
DESVIO DE RECURSOS
O jornal impresso Folha de Rondônia, na sua edição de hoje (03), publicou uma denúncia seríssima sobre um suposto esquema de desvio de recurso de horas extras ocorridas em Porto Velho, envolvendo dinheiro público repassado pelo Fundo de Educação Básica (Fundeb). A denúncia aponta o envolvimento de uma suposta quadrilha dentro da SEMED (Secretaria Municipal de Educação). Segundo matéria do jornal, o esquema teve início na administração Roberto Sobrinho e consiste em pagar várias horas extras não trabalhadas a vários servidores.
DESVIO DE RECURSOS II
A denúncia aponta ainda que o suposto esquema contou com a armação de assessores de confiança do prefeito Roberto Sobrinho e cujo
modus operandi estaria atingindo escolas rurais, onde funcionários que deveriam fazer hora extra não comparece. Uma das provas, suposta por sinal, seria um contracheque (
foto) da professora estatutária Aparecida Veiga Costa (matrícula nº 18524), de novembro de 2007. O vencimento dela é R$ 655,13 e recebeu de horas extras R$ 1.080,00. O FUNDEB, é um fundo criado pelo Governo Federal e mantido com recursos provenientes da União, dos Estados e municípios. Quando a arrecadação própria da prefeitura não atende o mínimo exigido por aluno, os recursos da Fundação são complementados pela União. A denúncia corre no Ministério Público de Rondônia, cabe saber quando ela será apresentada à Justiça.
DETRAN E O DEPARTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO
Os agentes da fiscalização de trânsito do DETRAN (Departamento de Trânsito de Rondônia) irão ficar paralisados por mais de dois meses divididos em certos setores internos. Tanto que os fiscais lutaram para conseguir um guincho e logo após as atividades foram canceladas. Ninguém sabe o porquê de tanto tempo sem fiscalizar. Muitas vidas estão sendo ceifadas por motoristas embriagados e centenas de milhares de inabilitados estão transitando sem o mínimo de respeito com a vida alheia. Imprudência e negligências estão lado a lado neste setor. O Ministério Público de Rondônia tem que fiscalizar a paralisação do Departamento de Fiscalização.
TRANSPORTE COLETIVO
Na próxima semana será realizada a audiência pública da quebra do monopólio do transporte coletivo em Porto Velho. Muitos diziam que era impossível fazer algo para melhorar o preço, o atendimento e o conforto dos usuários que já sofrem há anos. Dizem as fontes que isto foi um dos motivos do PT do município se partir ao meio, pois decisões ficaram divergentes entre militantes, sindicalistas e autoridades políticas. Agora vamos ver se a política diplomática aparece em Porto Velho. O Rondoniaovivo.com irá exibir amanhã um vídeo de uma senhora de aproximadamente 70 em uma parada de ônibus deteriorada pelo tempo e pelo vandalismos. Acompanhe e envie o seu comentário.
CENSURA
Os comentários da matéria sobre o impedimento do, então candidato a Deputado Estadual, Sargento Damas e sua família de entrar com os veículos plotados com a propaganda eleitoral na vila militar do 5°BEC, onde moram, mostrou como impera o estado democrático de direto no Brasil. Uns a favor outros contra. Erros, acertos, falsidades e verdades são comentadas por eleitores de toda a parte da região do Brasil e as vezes do mundo. A imprensa, nesse caso, está apenas fazendo o seu trabalho, como um instrumento de mobilização social, pois a comunidade é parceira. Quando apenas se observa gestos e logo vem a idéia de elaborar uma matéria, o ideal é ajudar a comunidade. SELVA! A Amazônia é nossa! Braço Forte e Mão Amiga!
CULTURA
A I Mostra SESC de Amazônia das Artes, evento este que esta sendo realizado no período de 31/07 a 8/08, está enriquecendo a cultura do portovelhense .O evento a cada noite vem abrilhantando os olhos de muitas pessoas com espetáculos de danças, música, teatro e artes plásticas com artistas da Amazônia Legal. Vale salientar que este tipo de evento que é realizado pelo SESC é uma das grandes formas de resgatar a cultura regional, valorizando artistas e a cultura beiradeira, com propósito até mesmo de fazer uma propaganda otimizada do meio ambiente e seus povos. Um bem necessário para se conhecer mais a nossa história.
ABANDONO
As dependências do Parque Circuito Municipal onde há vários anos recebem pessoas que saem de suas casas para se exercitarem ou mesmo como uma opção de lazer – o local é ideal para acampar e conta com quadras e bem arborizada -, está em total esquecimento pela administração municipal. Banheiros quebrados, pias entupidas, mau cheiro, salas e pontos que servem como uso de droga e práticas de sexo. O abandono vem deixando a população um pouco mais distante do parque devido à deficiência de estrutura física para receber a sociedade. A noite até quem guarda o local trabalha com medo pela falta de lâmpadas. Confira a notícia completa amanhã.