Curso de classificação de café é ministrado em Cacoal e Monte Negro

O técnico da Emater/RO escritório local de Ouro Preto do Oeste Benedito Alves especialista em cafeicultura esteve ministrando nos municípios de Cacoal e Monte Negro o curso de classificação de café.

Curso de classificação de café é ministrado em Cacoal e Monte Negro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O técnico da Emater/RO escritório local de Ouro Preto do Oeste Benedito Alves especialista em cafeicultura esteve ministrando nos municípios de Cacoal e Monte Negro o curso de classificação de café.
Em Cacoal o curso foi realizado na Secretaria Municipal de Agricultura (parte teórica) e na sede da Cooperativa Agropecuária Familiar de Cacoal- CooperCacoal (parte pratica), no município de Monte Negro o curso foi ministrado na Linha C-50 na sede da Associação dos Produtores Rurais da localidade e contou com a participação de 50 pessoas.
De acordo com o técnico da Emater/RO Benedito Alves o curso de classificação de café é destinado aos cafeicultores da região e apresentou as principais tecnologias responsáveis pela melhoria do manejo na cultura, inclusive a abordagem denominada Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APCC), utilizado para definir impurezas físicas nos grãos e aumentar a qualidade do produto.
Conhecimentos técnicos sobre classificação, secagem e colheita entre outros aspectos fizeram parte do conteúdo teórico do curso assim visitas a cafezais das regiões onde o curso foi ministrado.  “Um dos objetivos do curso  é conciliar o conhecimento teórico à prática vivenciada pelos produtores. Nossa maior intenção é que o cafeicultor obtenha um café de melhor qualidade", disse o técnico Benedito Alves que tem 40 anos no ramo sendo dos quais 20 anos na Emater/RO.
Para o técnico Benedito Alves, práticas simples podem otimizar a produção da planta. "Se o café não estiver sendo preparado para produzir, a aplicação de adubos ou métodos químicos e biológicos para combate a pragas e doenças não agem isoladamente", explica. Ele cita que a otimização da cultura cafeeira depende de ações conjuntas em todos os processos, desde o preparo do solo até a colheita. O técnico cita um exemplo descartado pela maioria dos produtores: "A poda associada à poda de limpeza pode aumentar em até 40% a produção", revela.
O estado de Rondônia deverá ter uma super safra de café segundo informou o técnico Benedito Alves com um produção de mais de 2 milhões de sacas do produto com 60kg, sendo que 98% dói café produzido no estado é Conillon e 2% de Arábica e congensis e cruzamento como o Icatu.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS