À convite da conveniada Faculdade Porto/FGV, esteve presente em Porto Velho durante essa semana o consultor da Fundação Getulio Vargas (FGV), Elson Teixeira. O profissional de consultoria e especialista em Gestão por Competência veio ao Estado ministrar uma palestra com o enfoque no tema “Gestão por competência - Exigência do Mercado Global” e workshop de treinamento para capacitação de profissionais dos Tribunais da Capital.
Realizado durante esta terça-feira, o workshop contou com a presença de profissionais dos Tribunais de Contas, de Justiça, do Trabalho, Regional Eleitoral, além do Ministério Público do Estado. Élson Teixeira repassou, durante duas horas, conceitos e ferramentas do modelo de gestão inserido no mercado mundial e que vem adaptando seu modelo às estatais, que constataram a necessidade de abrir o programa para implantação imediata ao seu formato de gestão.
Com explorado nos eventos realizados, a Gestão por Competência é segmentada à instrumentalização de empresas, publicas e privadas, em conseqüência de trabalhos planejados e produzidos por seus gestores e profissionais de Recursos Humanos. Motivar, orientar, treinar e desenvolver as competências de seus colaboradores estão inseridos na prática. É necessária a preparação de toda a população da empresa, de forma homogênea, contando com as tecnologias desenvolvidas especificamente para a obtenção de resultados em todas as áreas, compreendendo a necessidade de cada setor.
A preparação de pessoas é a chave para o sucesso da organização a partir da adesão da Gestão por Competência, se relevada a metodologia de trabalho das Estatais.
“O workshop desta terça-feira, como já havia citado, tinha esse intuito: preparar os funcionários de empresas públicas para a gestão para haver o alinhamento com o mercado em geral, sem distinções. Desta forma, foi criado o programa de implementação nos Tribunais da Capital como método de implantação imediata de análise e mapeamento, tanto de empresa, quanto de funcionários dentro de suas competências”, detalhou o consultor.
Ainda na ocasião, os profissionais – grande parte atuante na área de RH, puderam reconhecer novas ferramentas motivacionais e de mapeamento geral e individual da corporação.