Semusa realiza curso sobre procedimentos no atendimento inicial a traumas

Semusa realiza curso sobre procedimentos no atendimento inicial a traumas

Semusa realiza curso sobre procedimentos no atendimento inicial a traumas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Encerra na próxima sexta-feira, 16, o curso Atendimento Inicial ao Trauma realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) direcionado à médicos que trabalham com urgência e emergência, enfermeiros e acadêmicos de medicina. Aberto nesta terça-feira, 13, o treinamento que ocorre no Teatro Banzeiros, e conta com aulas teóricas e práticas. O curso é ministrado pelo médico Dario Birolini, professor da Universidade de São Paulo (USP), que é referência no Brasil e no exterior em traumas. Birolini é autor e co-autor de mais de 350 trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais e autor ou co-autor de 23 livros. Suas publicações são, em sua maioria, voltadas para as áreas de trauma, emergências cirúrgicas, cuidados pré e pós-operatórios e metabolismo em cirurgia.Como palestrante o treinamento conta com os professores José Pinhata Otoch, Valdir Zamboni, Fernando Antonio Buischi, Walquiria Figueiredo (todos professores da USP) e o médico George Hamilton, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de Porto Velho.
 
Números alarmantes
 
Atualmente no mundo o trauma é sinônimo de uma alarmante estatística e representa a terceira causa de morte nos países industrializados, superado apenas pelas doenças cárdio vasculares e neoplasias em todas as faixas etárias, porém se constitui na primeira causa de morte entre os jovens na faixa etária de 10 a 39 anos de idade.“Em Porto Velho, por exemplo, a maioria das mortes, cerca de 30%, são provocadas por causas externas, principalmente acidentes de trânsito. Por isso entendemos que a prevenção é o melhor tratamento, mas uma vez que há falha neste nível, é imprescindível pensar no planejamento do atendimento inicial à este paciente na cena do acidente”, explica o professor Rodolfo Luiz Korte, um dos organizadores do evento.
 
Outra preocupação é com o hospital que realizará as primeiras condutas diagnósticas e ou terapêuticas, assim como também na transferência do paciente para um centro de tratamento definitivo, quando se fizer necessário, e também na fase de reabilitação. Para o diretor do Samu da capital, Pedro Levi, o curso de capacitação proporcionado pela Prefeitura de Porto Velho, é de suma importância para sua equipe que trabalha diretamente com o resgate de pessoas vítimas de acidentes de trânsito. “Já temos esse procedimento com os paramédicos e é muito importante saber como agir numa situação de emergência para preservar a vida do acidentado que está sendo socorrido”, disse o diretor do Samu.
 
Ele adianta que o traumatizado deve ser considerado como um paciente prioritário, pela potencialidade de sua gravidade, pois pode ter suas funções vitais deterioradas em curto período de tempo, uma vez que o trauma grave freqüentemente produz lesões em vários órgãos dependendo do mecanismo de acidente e da região anatômica do organismo que foi atingida.
 
Prioridade
 
Nos últimos seis anos, a Prefeitura de Porto Velho tem dado atenção prioritária ao setor da saúde. Os investimentos chegaram a duplicar assegurando mais qualidade no serviço que é prestado à população da capital. Com recursos próprios, provenientes dos convênios firmados com o Governo Federal, ou oriundos das compensações dos dois consórcios que constroem o complexo hidrelétrico do rio Madeira (usinas de Santo Antônio e Jirau) o município tem conseguido ampliar, reformar e construir novos postos de saúde tanto na área urbana de Porto Velho como nos distrito.
 
No último final de semana, três unidades foram entregues pelo prefeito Roberto Sobrinho à população das comunidades de Rio das Garças e Aliança e do distrito de São Carlos. E para a próxima semana, está prevista a assinatura da ordem de serviço para a construção do posto de saúde do bairro Nacional, na área urbana da capital.E a política de valorização do setor não está restrita a melhoria das condições físicas das unidades de saúde. Na semana passada, o prefeito Roberto Sobrinho assinou o Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores da saúde, que concedeu aumento salarial aos médicos e incorporou as gratificações ao salário-base da categoria.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS