Prefeitos de Rondônia participam da XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Prefeitos de Rondônia participam da XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Prefeitos de Rondônia participam da XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Pelo menos 30 dos 52 prefeitos de Rondônia estão na Capital Federal somando aos mais de 4 mil gestores na “XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios”, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios. O evento foi aberto na manhã desta terça (18), com a participação de deputados e dos ministros das Relações Institucionais, Alexandre Padilha e das Cidades, Márcio Fortes. Os pré-candidatos à presidência da República também compareceram, a convite do presidente da CNM Paulo Ziulkoski.
 
De lá, o presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), prefeito Laerte Gomes, informou que neste ano o evento fomenta um amplo debate sobre as matérias de interesse municipalista, que tramitam no Congresso Nacional, como a aprovação do projeto da redistribuição dos royalties do Pré-Sal, a regulamentação da Emenda à Constituição 29, que financia a saúde pública, além das discussões a cerca do Pacto Federativo e o Apoio Financeiro aos Municípios.
 
Para Laerte, a Marcha é uma oportunidade única para reunir as pautas regionais das entidades estaduais, na busca por soluções junto ao Executivo e legislativo Federal. O prefeito explica que as administrações públicas vêm recebendo novas atribuições sem subsídios para cumpri-las. “Estamos discutindo hoje as indisponibilidades de gerir municípios com as transferências de ônus sem os repasses necessários”, disse o representante de Rondônia.
 
Outro ponto de destaque do presidente da AROM é sobre a mobilização articulada pela CNM. Na avaliação do municipalista, a Marcha beneficia não apenas os prefeitos, mas principalmente, a cada cidadão brasileiro, que faz uso dos serviços públicos prestados pela governabilidade municipal. “Diante das esfinges enfrentadas pelos prefeitos, no que se refere ao cumprimento das leis e aos recursos insuficientes, a CNM tem nos prestado o apoio necessário e, dessa forma, avançamos na consolidação de uma administração municipal cada vez mais viável”, finalizou.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS