Representantes de tribunais de várias áreas, de todo país, se reunirão em Rondônia para a Oficina de Simplificação de Processos, maracada para o próximo dia 12, na capital. Mais de tribunais já confirmaram presença no evento, segundo informou o TJ em Rondônia. O encontro discutirá a implantação de métodos de gerenciamento de rotinas de trabalho, que deve ser feita em 50% das unidades judiciárias de primeiro grau do país até o final ano. Essa é Meta 5, das 10 propostas pelo Conselho Nacional de Justiça para 2010.
A meta estabelece que os tribunais brasileiros implementem gestão dos processos de trabalho, discutindo e descobrindo caminhos para que eficiência substitua a burocracia desnecessária. Em busca dessa melhoria, os Tribunais de Justiça do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraná, Paraíba, Pará, Acre e Alagoas inscreveram representantes na oficina, que terá a participação de servidores e magistrados desses estados.
Os Tribunais Regionais Eleitorais de Rondônia, Maranhão, Bahia, Acre, Sergipe, Paraíba e Pernambuco também confirmaram participação na oficina, que será aberta no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) pelo Desembargador Presidente, Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes. À tarde, a programação será no Centro de Treinamento do Judiciário, na BR-364, onde é realizada desde o dia 3 a Oficina de Simplificação de Processos relacionados às Varas de Fazenda Pública, de Família e Execução Fiscal de todas as comarcas do Estado.
Também estão inscritos servidores e juízes da Justiça do Trabalho em Rondônia, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte; além de representantes da Justiça Federal , do CNJ e do Conselho da Justiça Federal. A última atividade do encontro é a apresentação, pelo CNJ, da palestra "Construindo e implementando a Gestão de Processos", com a simulação das etapas da implementação e das oficinas.
Segundo o Juiz Auxiliar, Francisco Borges, que coordena as metas prioritárias no TJRO, a metodologia utilizada nas oficinas é inovadora, por envolver todos os juízos. Não há uma proposta piloto. É um processo participativo. Dessa forma é possível saber com melhor precisão onde estão os gargalos, as suas soluções e as melhores práticas. As oficinas também contribuem com o aperfeiçoamento dos participantes.
Desde 2009 o Tribunal de Justiça de Rondônia realiza oficinas de Simplificação de Processos. No 1º Grau, nove já foram concluídas e todas das unidades judiciárias foram alcançadas por essas atividades. Servidores e magistrados mapeiam e remodelam os processos de trabalho. As propostas contemplam ainda melhorias para os sistemas, para a estrutura organizacional e para todos os recursos que dão suporte aos processos simplificados.
- Conheça as metas do CNJ
- Programação Oficina de Simplificação de Processos*
8h30min - Abertura: Presidente do TJRO (Des.Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes) e Presidente do Comitê Estratégico (Juiz Francisco Borges Ferreira Neto)
9h - 10 - Apresentação do TJRO de sua trajetória na implementação da Gestão de Processos.
10h - 10h15min Intervalo
10h15min - 11h -Apresentação do CNJ - O que o conselho está implementando e seus resultados
11h - 12h15min - Apresentação CNJ- Gestão de processos- introdução teórica
12h15min - Deslocamento para o Centro de Treinamento do TJRO
12h50min - 14h - Almoço
14h - Visita a Oficina de Simplificação de Processos relacionada as Varas de Fazenda Pública, de Família e Execução Fiscal.
14h30min- 17h - Construindo e implementando a Gestão de Processos - Simulação das etapas da implementação/simulação das oficinas (Condução CNJ)
17h - Fechamento/validação da Oficina de Simplificação.
17h30min - Encerramento