Representantes de tribunais de todo país se reunirão em Rondônia

Representantes de tribunais de todo país se reunirão em Rondônia

Representantes de tribunais de todo país se reunirão em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Representantes de tribunais de várias áreas, de todo país, se reunirão em Rondônia para a Oficina de Simplificação de Processos, maracada para o próximo dia 12, na capital. Mais de tribunais já confirmaram presença no evento, segundo informou o TJ em Rondônia. O encontro discutirá a implantação de métodos de gerenciamento de rotinas de trabalho, que deve ser feita em 50% das unidades judiciárias de primeiro grau do país até o final ano. Essa é Meta 5, das 10 propostas pelo Conselho Nacional de Justiça para 2010.
 
A meta estabelece que os tribunais brasileiros implementem gestão dos processos de trabalho, discutindo e descobrindo caminhos para que eficiência substitua a burocracia desnecessária. Em busca dessa melhoria, os Tribunais de Justiça do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraná, Paraíba, Pará, Acre e Alagoas inscreveram representantes na oficina, que terá a participação de servidores e magistrados desses estados.
 
Os Tribunais Regionais Eleitorais de Rondônia, Maranhão, Bahia, Acre, Sergipe, Paraíba e Pernambuco também confirmaram participação na oficina, que será aberta no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) pelo Desembargador Presidente, Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes. À tarde, a programação será no Centro de Treinamento do Judiciário, na BR-364, onde é realizada desde o dia 3 a Oficina de Simplificação de Processos relacionados às Varas de Fazenda Pública, de Família e Execução Fiscal de todas as comarcas do Estado.
 
Também estão inscritos servidores e juízes da Justiça do Trabalho em Rondônia, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte; além de representantes da Justiça Federal , do CNJ e do Conselho da Justiça Federal. A última atividade do encontro é a apresentação, pelo CNJ, da palestra "Construindo e implementando a Gestão de Processos", com a simulação das etapas da implementação e das oficinas.
 
Segundo o Juiz Auxiliar, Francisco Borges, que coordena as metas prioritárias no TJRO, a metodologia utilizada nas oficinas é inovadora, por envolver todos os juízos. Não há uma proposta piloto. É um processo participativo. Dessa forma é possível saber com melhor precisão onde estão os gargalos, as suas soluções e as melhores práticas. As oficinas também contribuem com o aperfeiçoamento dos participantes.
 
Desde 2009 o Tribunal de Justiça de Rondônia realiza oficinas de Simplificação de Processos. No 1º Grau, nove já foram concluídas e todas das unidades judiciárias foram alcançadas por essas atividades. Servidores e magistrados mapeiam e remodelam os processos de trabalho. As propostas contemplam ainda melhorias para os sistemas, para a estrutura organizacional e para todos os recursos que dão suporte aos processos simplificados.
 
- Conheça as metas do CNJ
 
 
- Programação Oficina de Simplificação de Processos*
 
8h30min - Abertura: Presidente do TJRO (Des.Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes) e Presidente do Comitê Estratégico (Juiz Francisco Borges Ferreira Neto)
 
9h - 10 - Apresentação do TJRO de sua trajetória na implementação da Gestão de Processos.
 
10h - 10h15min Intervalo
 
10h15min - 11h -Apresentação do CNJ - O que o conselho está implementando e seus resultados
 
11h - 12h15min - Apresentação CNJ- Gestão de processos- introdução teórica
 
12h15min - Deslocamento para o Centro de Treinamento do TJRO
 
12h50min - 14h - Almoço
 
14h - Visita a Oficina de Simplificação de Processos relacionada as Varas de Fazenda Pública, de Família e Execução Fiscal.
 
14h30min- 17h - Construindo e implementando a Gestão de Processos - Simulação das etapas da implementação/simulação das oficinas (Condução CNJ)
 
17h - Fechamento/validação da Oficina de Simplificação.
 
17h30min - Encerramento
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS