Taxistas de Ariquemes comemoram concessão de placas

Taxistas de Ariquemes comemoram concessão de placas

Taxistas de Ariquemes comemoram concessão de placas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Depois de um acordo firmado entre o Ministério Público, a Secretaria Municipal de Trânsito e a Câmara Municipal de Ariquemes, os taxistas da cidade lotaram o plenário do Legislativo nesta segunda-feira (12) para acompanhar a votação do Projeto de Lei 1946/10, de autoria do presidente da Casa de Leis, vereador Saulo Moreira da Silva (PDT), que reconhece para todos os efeitos legais, as concessões de placas de táxis aos seus titulares, expedido pelo município.
 
O projeto foi aprovado em discussão única por nove votos, registrando apenas uma ausência: do vereador Vanilton Cruz (PSC), por causa de problemas de saúde. Para comemorar a conquista, os profissionais da categoria realizaram uma passeata nas principais avenidas da cidade. “O primeiro leite dos meus filhos foi dado com dinheiro que ganhei como taxista. Hoje foi um dia muito importante para nós que sofremos há mais de 30 anos sem a regularização das placas dos táxis. Nossas famílias não tinham nenhum direito sobre nosso trabalho. A partir de hoje, graças a cada um destes vereadores que votaram a favor do projeto, nossos filhos e esposas não ficarão mais desamparados. Agora tenho ainda mais orgulho de mostrar minha carteira”, disse emocionado Edemar Heinheimek, mostrando sua carteira de taxista.
 
Avanços
 
Ao falar sobre o projeto, Saulo Moreira lembrou os avanços que a Câmara Municipal teve como instituição que defende os interesses dos ariquemenses. “Depois que assumimos a presidência desta Casa, várias leis foram discutidas e aprovadas com o intuito de fazer a máquina pública funcionar e o município prosperar”, ressaltou, citando a aprovação de projetos como: o Plano Municipal de Educação; o Orçamento Municipal; o Código de Postura do município; o dos mototaxistas; e a devolução de quase meio milhão de reais para o município em 2009; a aquisição de novos veículos para a Câmara e novos equipamentos administrativos e a climatização do Legislativo. “Agora a Câmara teve a oportunidade de trazer para si uma discussão que sempre foi feita, mas que nunca se chegou a uma conclusão. Esta Lei aqui hoje, reconhece o direito de cada taxista que está trabalhando dignamente”, disse, acrescentando que “esta é uma conquista não só minha, mas de todos os vereadores e da diretoria da Associação”, referindo-se ao presidente da Associação dos Taxistas de Ariquemes (ATAR) Antônio Fabiano, “Cipó”.
 
Ao usar a palavra, o vereador Enoque Nunes (PMDB) destacou que a Câmara está voltada aos interesses do município. “E se é de interesse regulamentar as placas, darei apoio ao projeto. Há muitos anos a categoria sofre sem este amparo legal. Todos chegaram a um consenso por isso não vejo razão para não aprovar”, disse.
Val do PT parabenizou Saulo Moreira por empreender um projeto em beneficio dos taxistas. “É importante aprovar um projeto desta natureza, que dê aos taxistas mais tranqüilidade e segurança. Peço que levem a mensagem: que o parlamento de Ariquemes cumpriu com o seu papel de resolver situações que há anos se arrastam como esta”.
 
João Leite (PP) destacou que “o pleito (para os taxistas) é justo”, garantindo seu voto em favor do projeto.
 
Adair Moulaz (PSDB) salientou que “tenho satisfação de votar uma Lei que amplia mais um passo para que vocês se tornem donos da placa. Na gestão passada demos um passo, e agora outro para que a família de vocês conquiste este privilégio”.
Clovis José (PMDB) reforçou que a briga da categoria para regularizar a situação já se arrastava há anos. “Parabéns presidente por colocar o projeto em votação. Estamos prontos para atendê-los”.
Alex Redano (PRP) complementou que “todos os trabalhadores têm direito a garantias constitucionais, porque os taxistas não podem ter esse direito? A partir de hoje, terão e nós vereadores queremos ajudar a todos”.
 
Rosa Pereira (PSL), também parabenizou o presidente da Câmara por ter colocado o projeto em votação. “Podem ficar tranquilos vocês terão meu voto”. “Eu também venho a esta tribuna para dizer que meu voto é favorável”, complementou Tibério Rocha (PPS). 
 
Cidadãos honorários
 
Além do projeto que regulamenta as placas para os taxistas, os vereadores falaram sobre os títulos de cidadãos honorários que serão concedidos pelos vereadores Enoque Nunes ao radialista José Pedro Basílio, conhecido como “Zé Giovane”; e Rosa Pereira ao médico Sérgio de Carvalho.
 
O autor do projeto que vai agraciar Zé Giovane disse que o radialista como muitos trabalhadores, é merecedor do título, “mas como o título não pode ser estendido a todos, nada como um bom representante da comunicação para recebê-lo”.
Os vereadores Val do PT, Clovis José (PMDB) e João Leite (PP) reconheceram o trabalho do médico Sergio de Carvalho, pioneiro do município, como de suma importância para o funcionamento do Hospital Regional de Ariquemes.
 
 “O Zé Giovane é um cidadão que vem ajudando a construir o município com sua forma de comunicação. Parabenizo o vereador Enoque pela escolha”, complementou Val.
 
Saulo Moreira destacou que no início de sua Legislatura foi estipulado em comum acordo, duas indicações de título de cidadão honorário para cada vereador durante um ano. “E este consenso está sendo importante para que o título seja dado a quem realmente mereça”.
 
Na sessão desta segunda-feira, os vereadores aprovaram ainda os projetos: de Requerimento 1671/10, de autoria do João Leite (PP), que requer uma Comissão Especial para acompanhar e fiscalizar os serviços de ônibus da empresa concessionária do Transporte Escolar; de Resolução 1933/10, do Executivo sobre alienação de sobras de áreas do município, cuja renda será revertida para Fundo Garantidor; de Lei 1949/10, também do Executivo que fala sobre abertura de crédito especial orçamentário destinado para a Secretaria Municipal de Educação visando à aquisição de gêneros alimentícios, e à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para crédito na categoria assistencial, cultural e educacional.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS