A Secretária de Saúde da Prefeitura de Candeias do Jamari realizará no próximo dia 24 de abril a Campanha Nacional de Multivacinação do Idoso contra a gripe e o câncer de boca.
Neste dia estarão a disposição da população sete equipes formada por odontólogos, vacinadores e auxiliares que atenderão a comunidade das 7h ás 17h, no posto de saúde de São Pedro, no distrito de Triunfo; na Unidade Mista de Saúde Santa Isabel, Bar do Duca, Escola Municipal D. João Batista da Costa, Posto de Saúde União do Palheiral; Creche Municipal Francisco Alves e creche Rosa Fé.
Na ocasião os sete pontos de atendimentos à população também estarão realizando a vacinação contra a Influenza A (H1N1) ? gripe suína ? em gestantes, portadores de doenças crônicas e população na faixa etária de 20 a 29 anos de idade.
Segundo orientação do Ministério da Saúde, pessoas cardíacas, asmáticas, diabéticas, hipertensas, com insuficiência renal ou hepática e portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus da aids (HIV) ou com outro estado de baixa imunidade devem tomar a vacina contra a gripe.
Não podem se vacinar pessoas que tenham alergia comprovada à proteína do ovo e ao Timerosal (mercurocromo ou mertiolate).
Vacina ? A vacina contra a gripe é produzida com base nas três cepas (subtipo de vírus) de maior circulação no Hemisfério Sul. Essa combinação torna a dose mais potente. Ela diminui em 90% dos casos o risco de contrair a doença. A vacina precisa ser tomada todos os anos.
Ao contrário do que a maioria pensa, a gripe é uma doença perigosa, que pode provocar complicações e até levar o paciente à morte. As epidemias de gripe mataram milhões de pessoas ao longo da história. Em 1915, a gripe espanhola ceifou mais de 20 milhões de vidas.
Pessoas com idade superior a 60 anos são mais vulneráveis aos efeitos da doença. Além de evitar a gripe, a vacina contra o vírus influenza ? causador da enfermidade ? ajuda a prevenir outros problemas de saúde.
A realização das campanhas segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de priorizar os idosos na vacinação contra a gripe por terem o organismo mais vulnerável à moléstia. Eles também podem sofrer complicações, como a pneumonia ou a desestabilização de um quadro de doença cardíaca ou renal.