O BPA - Batalhão de Polícia Militar Ambiental realizou ontem, a soltura de animais que estavam no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS do Batalhão. Foram dois quatis, seis macacos pregos, oito jabutis e uma cobra jibóia.
Os animais estavam no BPA e, após o período técnico de avaliação médica veterinária, foram considerados aptos para retorno ao seu habitat natural por estarem gozando boa saúde e sem limitações físicas que impusessem dificuldades de sobrevivência, conforme atestado médico veterinário.
Eles foram soltos na Reserva da Floresta Nacional de Bom Futuro, localizada no Distrito de Jaci Paraná. O local escolhido é ideal, pois apresenta todas as condições de acolhimento em questões de amplitude de área e existência de espécimes similares. A equipe do CRAS estava composta pelo major PM Veterinário Ronaldo, sargento PM Ailmo e PM Ricci, biólogo Élson, chefe da FLONA Bom Futuro, e Estagiárias da
Faculdade São Lucas.
Vale ressaltar que a estratégia para minimizar os impactos dessas ações predatórias é uma constante fiscalização da Polícia Ambiental e o IBAMA, tentando inibir a captura de animais silvestres.
Os animais apreendidos são encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do BPA, para identificação, marcação, tratamento quando necessário, reabilitação e avaliação clínica.
A soltura de animais silvestres é o objetivo de conservação das espécies, possibilitando o retorno de parte de nossa fauna apreendida no tráfico ilegal de animais silvestres, ao habitat natural, diminuindo assim o impacto causado pela captura e destruição de seus ambientes.