Câmara deve quebrar monopólio do transporte na Capital
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Monopólio
Falta muito pouco para que a Câmara de Vereadores consiga quebrar o monopólio do transporte público na Capital. O plenário rejeitou o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, presidido pelo petista Cláudio Carvalho. Dez vereadores votaram contra o parecer, que mantinha o monopólio. A favor, além de Carvalho votou o também petista José Wildes e o pedetista Chico Caçula.
Agora
O projeto deverá ser apreciado pelo plenário, em caráter definitivo, na próxima segunda-feira. Como se trata de Emenda à Lei Orgânica, a matéria precisa de onze votos para ser aprovada. Como estavam ausentes Jaime Gazola e Zequinha Araújo, o autor da emenda, Hermínio Coelho, acredita que possa conseguir esses dois votos.
Discordância
Hermínio Coelho há tempos desencantou com a atual administração da Capital. Ele não concorda com a maneira que Sobrinho conduz sua gestão, e vem tornando isso público através de comentários e até mesmo com ações. O mais duro golpe contra a administração de Roberto será a quebra do monopólio do transporte público. A entrada de novas empresas poderá melhorar o sistema, que irrita e humilha usuários diariamente. Veículos velhos, sem nenhum tipo de acessibilidade e total falta de conforto fazem parte do cotididano do portovelhense. Se a Câmara conseguir aprovar essa emenda, será uma prova de que realmente vem buscando a independência.
Ao contrário
Da Assembléia Legislativa. Não tem sido poucas as críticas contra a atual legislatura estadual. Alguns parlamentares, como Ribamar Araújo, criticam a forma submissa do parlamento diante do Executivo. Com a saída de Ivo Cassol, muitos acreditam que a relação irá mudar.
Fantasmas?
Ainda as escolas de música. Me chega por e-mail a informação que alguns instrutores de contra-baixo, lotados na escola de Música Jorge Andrade, não aparecem para dar aula aos alunos, mas todo dia 28 estão no banco sacando o salário. Se já no bastasse o abandono em que se encontram essas escolas, ainda temos fantasmas assombrando os corredores,
Outra
O Colégio Padrão, situado na Avenida Amazonas, foi construído pelo falecido prefeito Chiquilito Erse. Era para ser um modelo para as demais escolas da rede municipal de ensino. Com quadra coberta, piscina, salas amplas e uma infra-estrutura invejável, o local foi mantido pelo ex-prefeito Carlinhos Camurça. Desde que assumiu a prefeitura, Roberto Sobrinho deu início a um trabalho de descontrução da escola, que encontra-se em estado lastimável.
Biblioteca
Porto Velho contava com duas bibliotecas, a Francisco Meireles, que era muito bem cuidada pela bibliotecária Glória, e a Emanuel Pontes Pinto. A segunda, funcionava próximo ao colégio Carmela Dutra e foi desativada sabe-se lá porque. A primeira está indo pelo mesmo caminho. A última reforma foi feita ainda na administração Camurça. A companheirada, pelo visto, não está muito preocupada com a cultura.
Cabide
As escolas de música, pela denúncia que recebi, tornou-se uma espécie de cabide de emprego da administração municipal. Para quem não sabe, a escola de Música Jorge Andrade, assim como o colégio Padrão, foi construída pelo falecido prefeito Chiquilito Erse ainda em 1989. Abandonar aquele local, assim como a escola Som na Leste, é um crime, em uma cidade que oferece tão poucas opções aos jovens. Os responsáveis por esse descaso deveriam ser demitidos. Mas isso nunca acontece na atual administração.
Greve
Mesmo com o sindicato sob intervenção, os servidores da saúde de Rondônia devem paralisar suas atividades na quinta-feira. O presidente afastado, Anildo Prado me disse hoje que a categoria quer que o governo implante o piso dos trabalhadores e melhore as condições de trabalho, principalmente no Pronto Socorro João Paulo II.
Decisão política
Anildo disse ainda que, em seu entendimento, a decisão judicial que afastou a diretoria do sindicato e nomeou um interventor foi “política e no jurídica”. Para ele, essa decisão intencionava atrapalhar a greve. Ele declarou ainda que a eleição foi em junho do ano passado e só em dezembro entraram com uma ação e a decisão foi dada na última segunda-feira. Mesmo assim, segundo o presidente afastado, a greve vai acontecer. As declarações de Anildo vão ao ar no programa Painel Político, a ser exibido na quinta-feira (25), pelo Canal 38 – RBRTV, a partir do meio-dia. Na manhã de sexta, a partir das 7 horas, você pode conferir a reprise.
Jirau
O senador Valdir Raupp disse ontem no Senado que a usina de Jirau deverá ficar pronta ano que vem. Isso explica o fato do consórcio não se preocupar em dar satisfação a população da Capital sobre as compras de produtos de fora do Estado.
Contatos
3229-8673 e 9907-0701 são os telefones que você fala com o Painel Politico. Você pode ainda enviar um e-mail para alan.alex@gmail.com
Na TV
A partir do meio-dia, de segunda a sexta, você acompanha o programa Painel Político no canal 38 – RBRTV. Sempre uma nova entrevista, com personalidades do universo político regional, além de temas atuais e rrelevantes para a sociedade. O programa é reprisado às 7 horas e aos domingos, uma edição com os melhores momentos da semana, sempre às 13 horas.
Nas bancas
Folha de Rondônia, o maior jornal do Estado é parceiro do programa Painel Político.
Células-tronco
Um garoto britânico de dez anos de idade tornou-se a primeira criança a receber um transplante de traqueia feita com células tronco, disse nesta sexta-feira o hospital Great Ormond Street Hospital for Children, em Londres, que realizou a cirurgia esta semana. Os médicos dizem que o garoto respira normalmente. Os médicos britânicos e italianos responsáveis pelo transplante inédito esperam que o procedimento reduza em muito o risco de rejeição já que o sistema imunológico do garoto não deve repelir a nova traqueia. Esta foi a primeira vez que uma traqueia inteira foi transplantada.
Mais sexo
Duas pesquisas divulgadas esta semana mostram que a vida sexual das mulheres está mais movimentada, mas poucas têm coragem de falar abertamente sobre o tema, inclusive com as amigas. O número de parceiros também aumentou. Se há quatro décadas elas tinham até dois parceiros em toda a vida, hoje a média é de cinco até os 24 anos. Uma em quatro mulheres faz sexo com um novo parceiro até o terceiro encontro e 73% no primeiro mês de relacionamento, indica uma pesquisa feita pela Bayer. Em média, as mulheres têm relações sexuais 192 vezes ao ano. Uma em cada dez admite ter ido para cama com um pretendente no primeiro encontro e apenas 13% afirmaram esperar três meses. outra pesquisa, feita pelo Instituto de Medicina Complementar da Inglaterra com 3 mil mulheres, as jovens de hoje têm uma vida sexual pelo menos três vezes mais movimentada que suas avós. Apesar da mudança de comportamento, elas não estão se protegendo mais. Uma pesquisa da University College London feita em 2008 com 12 mil mulheres indica que, após os 30, menos de 29% delas usa a camisinha em todas as relações sexuais. As informações são de O Globo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!